PUC Campus Toledo. Foto: PUCPR

42 instituições brasileiras aparecem no levantamento que destaca como as universidades enfrentam desafios ambientais, sociais e de governança (ESG)

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é  a única instituição privada do Paraná e uma das seis universidades particulares do país incluídas no Ranking Universitário Mundial de Sustentabilidade 2025, elaborado pela Quacquarelli Symonds  (QS). No total, 42 instituições brasileiras figuram no levantamento, que avaliou o impacto social e ambiental de 1.743 universidades em 107 países, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se do único ranking internacional que enfatiza empregabilidade e sustentabilidade.

” A identidade da PUCPR está diretamente ligada aos princípios do Desenvolvimento Sustentável (governança, ambiental, social e econômico). Embora hoje tenhamos uma estratégia estabelecida nesse sentido, essa preocupação sempre esteve presente em nossas ações e evidente em cada passo que damos como Instituição “, pontua Irmão Rogério Mateucci, reitor da PUCPR. 

A PUCPR se destacou ao atingir as seguintes pontuações: 45,7 em impacto social, 26,8 em impacto ambiental e 44 em governança. Além disso, a universidade foi avaliada em quesitos específicos, como:

Sustentabilidade ambiental: 11,3

Educação ambiental: 26,8

Pesquisa ambiental: 43,6

Igualdade: 53,2

Intercâmbio de conhecimento: 46,4

Impacto da educação: 60,8

Empregabilidade e oportunidades: 26,7

Saúde e bem-estar: 57

O ranking considera um total de 52 indicadores, distribuídos em três categorias principais: impacto ambiental, impacto social e governança. A categoria de impacto ambiental, que representa 45% da nota final, abrange a qualidade das iniciativas de ensino e pesquisa sobre meio ambiente, a abordagem das ciências climáticas e os projetos de pesquisa com foco em sustentabilidade. O impacto social inclui critérios como equidade e acessibilidade, enquanto a governança avalia as práticas de gestão das instituições. 

Segundo o reitor da PUCPR, como instituição educacional e católica, a Universidade tem o dever de liderar pelo exemplo e apontar caminhos para a sociedade. “Somos chamados a responder ao Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, um compromisso que nos desafia a promover uma educação que possa transformar a realidade das pessoas e formar gerações protagonistas, para impactar positivamente o mundo”, reforça. 

A PUCPR ocupa a sétima posição na região Sul do Brasil. Entre as 42 instituições brasileiras avaliadas na pesquisa, a PUCPR figura na 27ª posição. A universidade também é destaque entre as universidades da América do Sul, sendo a 58ª mais bem avaliada do continente.

No panorama global, a Universidade de Toronto lidera como a melhor universidade para a sustentabilidade em 2025, seguida pela ETH Zurich, da Suíça. Nos Estados Unidos, a Universidade da Califórnia, Berkeley, é a mais bem classificada, dividindo o terceiro lugar global com a Universidade de Lund, na Suécia.

A PUCPR também teve um desempenho expressivo no Times Higher Education Impact Rankings 2023 , sendo a primeira universidade comunitária e privada do Brasil em adesão aos ODS da ONU A instituição tem se consolidado como referência em educação para a sustentabilidade e formação cidadã. 

Fonte: PUCPR