Foto: Fabio Ulsenheimer/Secom

A vacinação para idosos a partir dos 74 anos começa nesta terça-feira (23), às 14h. Desta vez, o Ginásio de Esportes Hugo Zeni será um dos pontos de vacinação contra o coronavírus. A estrutura, antes montada no Parque Ecológico Diva Paim Barth, será deslocada para o novo local. A imunização acontece também nos Centros de Revitalização da Terceira Idades (Certi’s) da Vila Pioneiro e do Jardim Coopagro e segue até às 16h30.

A previsão é que na segunda-feira (22), durante à noite, a 20ª Regional de Saúde realize a entrega de mais 4.650 doses para Toledo. Com a chegada, para terça-feira, serão disponibilizadas 460 doses divididas nos três locais de vacinação para idosos a partir dos 74 anos. Segundo informações da Secretaria de Saúde, a mudança do Parque Ecológico para o Hugo Zeni atende a característica dos novos grupos, com idades menores e com mais facilidade de locomoção. 

A secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, informou que no Parque Ecológico já havia grande procura de pessoas que vinham sem veículo e acabavam buscando abrigo nas tendas exclusivas para vacinação. “Já é um público mais ativo e com condições físicas melhores. Eles vinham até o local e se posicionavam embaixo da tenda para se abrigar do sol, gerando aglomeração”, explicou. A intenção é que, com a ida para o Hugo Zeni, o pessoal consiga acomodar melhor estas pessoas. 

Documentação necessária para a vacina

Para ter direito à vacina é preciso estar munido de documentos (CPF, documento com foto e comprovante de residência) e não apresentar comorbidade que os impeçam de receber a dose. Aqueles que não tiverem como comprovar seu endereço, podem preencher uma declaração de residência que está disponível neste link. “Como a vacina está sendo distribuída aos municípios de acordo com sua população, Toledo poderá vacinar apenas os idosos residentes em seu território”, pontua a coordenadora da imunização para os idosos, Sonia Pessi.

Acamados

Para os pacientes acamados (sem condições de locomoção e restritos ao leito) destas faixas etárias é necessário que o cuidador ou responsável entre em contato pelo (45) 3378-8369 para programar a vacina em domicílio.

Trabalhadores da saúde

Para os trabalhadores da saúde que ainda não receberam a primeira dose vacinal serão disponibilizadas, na quarta-feira (24), das 8h30 às 16h30, serão 860 doses nos três pontos de vacinação. A previsão é que sejam atendidos os trabalhadores dos serviços ambulatoriais e hospitalares, atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (COVID-19), cuidadores domiciliares, doulas, e trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde (1ª Fase – Grupo 9 do Plano Municipal de Vacinação). 

“É preciso comprovar o vínculo e estar em atividade. Não serão vacinadas pessoas que estejam afastadas do serviço em saúde por algum motivo, seja doença ou outra situação”, explicou a responsável pela vacinação em Toledo, Sonia Pessi.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação