Elton Welter vai pedir licença

No próximo dia 13 de setembro, o vereador Elton Welter estará se licenciando do cargo de vereador. Não se sabe quais são os motivos, mas sabe-se que Elton terá candidatura a deputado federal pelo PT e, claro, que será uma grande oportunidade, pois em toda a região Oeste e Sudoeste do Paraná, apenas seu nome estará na disputa pela sigla.

Roberto de Souza assume

Não sei se foi caso pensado ou “coincidência”, escolher o dia “13” do mês, número de seu partido, e também do seu registro no TER-PR: 13.813. Se for caso pensado, parabéns, nobre primeiro suplente Roberto de Souza! E que, nesses 45 dias em que ficará no cargo de Elton, prove sua altivez aos 668 votantes que acreditaram em você. Vale lembrar que Roberto atua como assessor parlamentar no gabinete do deputado estadual Arilson Chiorato.

Símbolos – Peroba-rosa e Pinheiro-do-Paraná

Apesar da tentativa de impedimento de que a árvore PEROBA-ROSA fosse incluída como uma árvore-símbolo do município, a lei nº 2347 foi sancionada pelo prefeito.

Agora são símbolos do Município de Toledo:

I – Brasão Municipal;

II – a Bandeira Municipal;

III – o Hino Municipal;

IV – o “Porquinho”;

V – a Peroba-rosa e o Pinheiro-do-Paraná.

Audiência pública sobre saúde

O presidente da Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania, vereador Chumbinho Silva, em atendimento ao disposto no artigo 287 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Toledo, convoca a todos os munícipes para participarem dia 30 de setembro, às 14h, no Plenário da câmara Municipal de Toledo, da audiência pública cujo objetivo é a realização de Prestação de Contas da Saúde, relativa ao 2° quadrimestre de 2021.

Busca e apreensão

O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou uma operação nesta quinta-feira (2) que tem como alvo o ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Abib Miguel, o “Bibinho”.

Busca e apreensão I

O ex-diretor geral da Alep é réu em diversas ações propostas a partir de investigações que apuraram desvios de recursos públicos do Legislativo do estado. As determinações judiciais, expedidas pela 4ª Vara Criminal de Curitiba, envolvem buscas em sete residências, sete fazendas e duas empresas (uma de sementes e outra de aviação agrícola) e têm como alvo, além do ex-diretor, um familiar dele, um administrador de suas propriedades, três empresários da área agrícola e um suposto segurança, que seria ex-policial militar.

Busca e apreensão II

De acordo com apurações do MPPR, o grupo estaria atuando, a partir de diferentes formas de falsificação ou simulação, para ocultar valores oriundos de exploração agrícola de propriedades rurais pertencentes ao ex-diretor-geral que foram objeto de sequestro judicial, inclusive com determinação de perdimento por ordem da Justiça do Paraná, no âmbito das ações judiciais em que o ex-gestor é réu.

Pautas urgentes dos servidores

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo) realiza nesta segunda-feira, 06 de setembro, Assembléia Geral Extraordinária para debater com os servidores os seguintes temas: Campanha Salarial 2021, Decreto 906, Auxílio Alimentação, Hora Atividade dos Professores, Retorno Presencial dos Cmeis, Plano de Contingência. Assembléia Geral, dia 06, emfrente ao Sertoledo. Primeira chamada às 18h, e segunda chamada as 18h30.

Decreto 906

Revisar a aplicação dos Planos de Cargos e Vencimentos que tratam da progressão por qualificação dos servidores, ao qual o nosso principal objetivo é regulamentar o reconhecimento dos cursos na modalidade online para qualificação perante a este período pandêmico, como referência aqueles que já são fornecidos pelo próprio município.

Auxílio Alimentação

Ainda não está incluso no orçamento municipal de 2022 para dia 15 de setembro, o auxílio alimentação para o próximo ano, para, além disso, após chegarmos ao valor de R$ 480,00, a Administração Pública recuou e diminuiu a proposta para R$ 440,00. Ou seja, a administração além voltar atrás na proposta inicial, não assegurou até o momento o pagamento do auxílio alimentação para 2022.

Hora atividade dos professores

A demanda referente à falta de hora-atividade vem crescendo cada vez mais, o município continua descumprindo a lei que assegura o direito à hora atividade do professor, além disso, a falta de professores e funcionários vem dificultando não apenas no momento do planejamento do professor, mas também interferindo no atendimento aos alunos em sala de aula.

Retorno presencial dos CMEIS, plano de contingência.

Outra questão bastante complicada tem sido a execução do plano de contingência que regulamenta o retorno dos CMEIS, sabemos que há interferência da gestão com relação à constituição de um documento norteador (PLANO DE CONTIGÊNCIA) dos CMEIS.