Depois das convenções partidárias concluídas e coligações carimbadas, passa-se a bola para os toledanos decidirem quem serão os escolhidos para o Executivo e o Legislativo para os próximos 4 anos. Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, o pleito foi adiado para o mês de novembro, com primeiro turno marcado para o dia 15.

Ainda é necessário o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral e seu deferimento, mas o cenário na terra do maior PIB agropecuário está definido. Se tudo correr bem (sem indeferimentos/desistências), o pleito terá 331 candidatos e vinte e dois partidos disputando as 19 cadeiras do Poder Legislativo. Lembrando que esses números de vereadores poderão mudar até dia 26, último dia para registro das candidaturas.

As sete coligações e seus números de candidatos

O prefeito Lucio de Marchi (PROGRESSITA) buscará a reeleição contando com a grande sacada em trazer o vereador Marcos Zanetti (PSD), um vice bem popular, além de ter recebido o apoio de 6 partidos políticos de Toledo, além do seu: PSD / DEM / PATRIOTAS / PV / PSDC / SOLIDARIEDADE. Ao todo, a coligação intitulada “Trabalho e Inovação por Toledo” ficou composta por 7 partidos e 115 candidatos a vereadores.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Já a coligação “Toledo do jeito que a gente quer”, aposta na volta do ex-prefeito Beto Lunitti (MDB), tendo como vice o vereador Ademar Dorfschmidt (CIDADANIA). A coligação, ficou composta por 5 partidos (MDB / PSB / REDE / AVANTE) e tem o apoio de 83 candidatos a vereadores.

A coligação denominada “Por amor a nossa terra e a nossa gente”, composta pelos partidos PODEMOS / REPUBLICANOS / PL / PSC / PSL, terá como candidato a prefeito Tita Furlan (PODEMOS) e seu vice é o empresário Beto Ignácio. A coligação terá 81 candidatos a vereadores.

O Partido dos Trabalhadores (PT) também volta à disputa, apostando com chapa pura em duas mulheres: Jaqueline Machado, como candidata a prefeita, e Joana D’Arc, como sua vice. A chapa, denominada inicialmente “Para Toledo ser feliz de novo”, sofreu alteração e mudou seu nome para “Uma estrela vai brilhar”. Na composição, há 12 candidatos a vereadores.

Os partidos PTC e PTB coligaram-se com a denominação de “Aliança por Toledo”, lançando a advogada Simone Sponholz como candidata a prefeita e Fábio Kukowitsch como vice, e mais 8 candidatos a vereadores.

Dr. Albino Corazza Neto, atual vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual, estará tentando novamente trazer a “A comunidade no poder”. Essa denominação dada a chapa pura do PDT terá o apoio de outros 12 postulantes a vereador, além de sua candidata a vice-prefeita, Amanda Lopes da Silva.

A coligação “Toledo merece mais” é formada pelos partidosPSOL e PC do B, que aprovaram a candidatura à prefeita de Cláudia Mallmann, tendo como seu vice, Cosmes Francisco. A coligação terá 4 candidatos à vereança.

Edição – Jornalista Fernado Braga