Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prova Toledo será aplicada nos dias 16 e 17 de fevereiro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A prova foi elaborada pelos coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática da Smed

Com o intuito de analisar a prática pedagógica adotada pelo município, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizará, nos dias 16 e 17 de fevereiro, a Prova Toledo 2023. A avaliação é pautada nas diretrizes da Proposta Pedagógica Curricular da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e nas Matrizes de Referência da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), além da Prova Brasil. Essas referências norteiam as avaliações do Sistema de Avaliação da Aprendizagem.

A prova foi elaborada pelos coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática da Smed. Os instrumentos avaliativos contemplam questões que medirão o desempenho das crianças matriculadas no 3o, 4º, e 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados vão apontar indicadores sobre as condições de aprendizagem dos alunos da rede. A partir deste cenário, será possível implementar ações para a melhoria da qualidade de ensino e para redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Em termos de estrutura, as avaliações seguem os mesmos parâmetros de apresentação da Prova Paraná. “No que se refere, especificamente, à Proposta Pedagógica Curricular, as provas englobam os conteúdos que devem ser contemplados no trabalho e na avaliação, explorando os objetos de conhecimento definidos na Proposta Pedagógica Curricular (PPC – AMOP). É através desse instrumento que professores, escolas e Secretaria da Educação ficam sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica bem como planejar ações de Formação Continuada, assessoramentos ou compra de materiais didático pedagógicos com a finalidade de melhorar a qualidade em toda a rede de ensino”, disse a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, lembrando que a Prova Toledo faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Smed.

As escolas municipais, por meio de seus diretores e coordenadores, receberam as orientações para a aplicação da Prova Toledo. Elas serão separadas por Componente Curricular (Língua Portuguesa no dia 16 e Matemática no dia 17) e por ano, 3º, 4º e 5º ano, com gabaritos dispostos na última página das provas. “Os resultados serão tabulados até dia 3 de março. A prova também será aplicada aos estudantes considerados inclusos, com o acompanhamento dos PADI’s [professores de apoio à diversidade e inclusão] e equipe pedagógica da escola. Se for necessário, a prova poderá ser realizada em ambiente diferente da sala de aula”, comentou Marli.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real