Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Proposta institui complexo econômico e social na fronteira agropecuária do Brasil

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O complexo incluirá o sul do Maranhão, o norte de Tocantins, o sul do Piauí e o oeste da Bahia

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 246/20 institui, para fins administrativos, o Complexo Geoeconômico e Social do Matopiba. O Poder Executivo definirá poligonal incluindo o sul do Maranhão, o norte de Tocantins, o sul do Piauí e o oeste da Bahia.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados explica que um colegiado deverá gerenciar a implantação desse complexo e as medidas para fortalecimento institucional, modernização da agropecuária e garantia da sustentabilidade ambiental e social.

“A proposta visa o desenvolvimento da região e a redução das desigualdades”, ressaltou o autor, deputado Pastor Gil (PL-MA). “Deverá haver igualdade de tarifas, fretes e seguros; juros favorecidos para atividades prioritárias; e isenções tributárias”, afirmou.

Fronteira agrícola
A região abrange trechos remanescentes do Cerrado nesses quatro estados cujas siglas formam o acrônimo Matopiba. É considerada a fronteira de expansão da agropecuária no Brasil – até 2022, segundo projeções, representará 16,4% da área plantada no País.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima que são cerca de 73 milhões de hectares em 337 municípios. Do total, 14 milhões de hectares correspondem a terras legalmente atribuídas ou áreas de conservação em regularização.

“A grande diversidade cultural e o imenso patrimônio biológico da região precisam ser conservados”, disse Pastor Gil. “Ações públicas devem levar infraestrutura e serviços, mas também controlar conflitos, conservar o meio ambiente e proteger as populações.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2803 – 23/01/2026

Cotações em tempo real