Área em que muitos indígenas se concentram em Toledo. Foto: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) promove, na próxima quarta-feira (17), às 18h, uma audiência pública com o objetivo de definir um espaço apropriado para abrigar os indígenas durante o período em que permanecem no município. A ação acontecerá no Auditório Acary de Oliveira.

Para o evento foram encaminhados convites para os líderes indígenas da região de Nova Laranjeiras e o coordenador técnico local da Fundação Nacional do Índio (Funai), Adir Carlos Veloso. Além deles, foram convidados os vereadores e vereadores e demais autoridades municipais. “Esta proposta de um local para abrigo desta população vai ser deliberada com a comunidade. O espaço deve ter uma característica específica e servir para eles se acomodarem, junto com seus pertences, evitando a permanência na rua ou outros espaços públicos”, explica a secretária da SMAS, Solange dos Santos Fidelis. 

A maior preocupação da administração municipal é relacionada à segurança desta população e a garantia mínima de atendimento diante da prática de itinerância adotada por eles. “Considerando que a saída da reserva destas como de outras comunidades indígenas é um aspecto cultural de socialização, a medida de itinerância da tribo é sua forma da interação social e da reprodução de suas culturas. No caso da etnia Kaingang, uma das práticas é a produção de artesanatos manuais, atividade repassada por gerações e que tem como finalidade, além da socialização, a geração de renda e reprodução cultural”, conclui Solange.

Área em que muitos indígenas se concentram em Toledo. Foto: Divulgação/Secom

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação