A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Doutor Jorge Milton Nunes, na Grande Pioneiro, é referência para o atendimento  exclusivo  de pacientes de mais de doze anos de idade, residentes em Toledo, com suspeita ou diagnóstico positivo para o Sars-Cov2 (novo coronavírus), até mesmo para aqueles que necessitem de internação (leitos de enfermaria). Para aqueles com menos de doze anos de idade e com sintomas respiratórios, a orientação é de que procure atendimento nas Unidades de referência para pacientes sintomáticos respiratórios ou, em caso de urgência, na UPA da Vila Becker (Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Ivo Alves da Rocha). Casos de pacientes confirmados ou suspeitos de terem Covid-19 com quadro clínico mais grave são sendo encaminhados para a rede hospitalar da Macrorregional Oeste, da qual faz parte o Hospital Bom Jesus.

A população que necessite de outro tipo de atendimento de urgência ou todos aqueles que tenham menos de doze anos de idade, devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Becker.

A medida foi tomada ainda na primeira quinzena de junho em razão do crescimento de casos de Covid-19 no município – quadro que, felizmente, começa a mudar. “É uma ação que reforça a preocupação do governo municipal em atender este tipo de paciente. A exclusividade nos permite concentrar esforços e dedicação integral no enfrentamento à Covid-19”, salienta a secretária de Saúde, Denise Liell.

A medida de concentrar os atendimentos de pacientes com Covid-19 no Mini Hospital não foi a única adequação que as autoridades sanitárias municipais realizaram em virtude do novo coronavírus. A fim de colocar as equipes em outras frentes de trabalho, várias unidades básicas de saúde (UBS) foram fechadas e entre as que permaneceram abertas houve uma divisão de funções.

À medida que a disseminação do novo coronavírus vai perdendo força, algumas UBS que estavam fechadas foram gradualmente sendo reabertas – atualmente somente as unidades dos bairros Porto Alegre, Alto Panorama, Pancera e Bressan não estão atendendo. Pacientes com síndromes gripais (tosse, febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros sintomas) estão sendo orientados a procurar as unidades Panorama, Santa Clara e Cosmos, que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, sendo que a Unidade do Jardim Panorama atende também nos sábados, domingos e feriados, também no mesmo horário. Em caso de dúvidas ou se necessitar de maiores informações é possivel ligar para o TeleCorona – (45) 3055-8872 –  o qual conta com uma equipe de médicos, os quais avaliam inclusive se é necessário buscar atendimento – e, caso precisem, onde fazê-lo.  

Para a realização de procedimentos gerais (curativos, vacinas, consultas e dispensa de medicamentos), os pacientes devem procurar as UBS dos bairros Coopagro, São Francisco, Europa, Centro, Industrial, Concórdia (reaberta nesta segunda-feira [17]) e Maracanã, e dos distritos de São Luiz do Oeste, Vila Nova, Novo Sobradinho, Dois Irmãos, Boa Vista e Vila Ipiranga. As unidades do Coopagro e Europa também foram destinadas como referência para atendimentos odontológicos e as gestantes estão sendo encaminhadas para a unidade do Paulista. 

De acordo com a secretária de Saúde, a efetividade destas ações depende do envolvimento de pessoas e empresas, que devem manter cuidados já conhecidos: higienizar as mãos (incluindo os pulsos, as unhas e os espaço entre os dedos) com água e sabão ou álcool em gel várias vezes ao dia, manter os ambientes sempre ventilados e arejados, e cobrindo o rosto com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. “Além disso, é preciso continuarmos, apesar das flexibilizações, o isolamento social para evitar a disseminação do vírus. Reforçamos que ficar em casa e só sair quando preciso e usando máscara é fundamental para evitarmos a contaminação de mais pessoas”, salienta.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo