Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto sobre estudo do clima pode ser implantado em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Secom

Um projeto inédito na América Latina que está sendo desenvolvido em parceria pelo Simepar e Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SEDS), poderá ser implantado em duas cidades paranaenses em breve para servir como piloto: Curitiba e Toledo. O projeto foi apresentado ao prefeito Mario Costenaro nesta terça-feira (21), em Curitiba. Ele se reuniu com o diretor geral da SEDS, Rodrigo Rodrigues; o diretor presidente do Simepar, Paulo de Tarso; e com a diretora executiva, Vanessa D’Ávila.

“Nossa ideia e do secretário Rafael Greca, é implantar estes dois projetos para estudar melhor na prática e, em seguida, replicar para o restante do Estado e depois o país inteiro”, comenta Tarso. Ele lembra que este modelo já está implantado em Zurique, na Suíça, com resultados um impacto muito positivo na saúde, “porque é possível planejar as cidades com calor extremo e questão do vento, por exemplo”, cita o diretor do Simepar.

A diretora executiva do Simepar, Vanessa D’Ávila, fez uma breve apresentação sobre o projeto e ressalta que em Toledo já existe uma estação do Simepar implantada há aproximadamente 30 anos e isso facilita a coleta de dados. “Nosso objetivo é planejar modelos de cidades mais adaptadas às mudanças do clima”.

Cidades inteligentes – A escolha por Toledo, como explica o diretor da SEDS, Rodrigo Rodrigues, não aconteceu de maneira aleatória. “O secretário Rafael Greca sempre cita Toledo como um exemplo de desenvolvimento e buscamos modelos que funcionem e Toledo é uma cidade diferente em muitos aspectos”, comenta.

Foto: Secom

Na visão de Paulo de Tarso, Toledo é uma “cidade conhecida por sua inteligência e tecnologia e conta com uma gestão comprometida em buscar projetos para avançar em áreas estratégicas”.

“Com arquiteto estou muito animado. Ainda não podemos dar mais detalhes sobre o projeto, entretanto, será algo que colocará Toledo em evidência mundial no que diz respeito ao monitoramento do clima e em buscar um planejamento urbano mais adequado”, adianta Costenaro. O prefeito lembra do processo de verticalização da cidade e o quanto a principal matriz econômica da cidade – o agronegócio – está diretamente ligada ao clima.

O projeto está em fase de elaboração do contrato com a empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma e, em seguida, na captação de recursos junto à Fundação Araucária e outros parceiros, sob a responsabilidade da SEDS.

O prefeito viajou acompanhado dos secretários Neuroci Antonio Frizzo (assessor de Governo), Márcio Pimentel (Comunicação) e Simone Beatriz Ferrari (Assistência Social).

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real