Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto leva conscientização sobre migração na Escola Municipal São Francisco de Assis

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Secom

Toledo deu mais um passo para a receptividade da diversidade. Na terça-feira (19) a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (Sdhs) deu início ao projeto “Histórias sem fronteiras: uma viagem pela diversidade!”, ação que visa promover a empatia, o acolhimento e o respeito à diversidade. A ação foi realizada com crianças do 5° ano da Escola Municipal São Francisco de Assis.

O encontro permitiu que as crianças refletissem sobre o que é migrar, através de uma roda de conversa dinâmica e acolhedora. “Falar sobre migração com as crianças é essencial para formar valores de respeito, empatia e cidadania desde cedo. Isso contribui para reduzir preconceitos e preparar uma sociedade mais inclusiva no futuro, especialmente em Toledo, cidade que se torna cada vez mais multicultural”, comentou a secretária da Sdhs, Sheila Delava. 

A iniciativa surge em resposta ao significativo fluxo migratório no município e aos desafios enfrentados por crianças migrantes no ambiente escolar, como a barreira linguística e a adaptação cultural. Através de uma série de três encontros que utilizam rodas de conversa, dinâmicas e jogos lúdicos, o projeto busca não apenas sensibilizar todos os estudantes sobre as razões e realidades da migração, mas também criar um espaço de convivência que previna atitudes preconceituosas.

O projeto foi elaborado e aplicado pela Coordenadoria do Imigrante e Outros Grupos Vulnerabilizados Kessi Rudek e pela assistente social Livia Lima e tem como objetivo: “promover a aceitação dos migrantes, dar visibilidade às suas culturas, fortalecer a integração social e construir uma comunidade mais acolhedora, onde a diversidade seja reconhecida como riqueza e oportunidade de desenvolvimento para todos”, frisou Sheila.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real