Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto em Toledo aproxima crianças do tênis e desmistifica o esporte de “elite”

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: assessoria

Há pouco mais de seis meses, praticar tênis de campo de forma gratuita em Toledo, era uma realidade bastante distante, principalmente para pessoas com poucas condições financeiras. Foi então, que o Projeto Chácara Berckembrock – Projetando Criança no Tênis passou a fazer essa aproximação e mais que isso, ajudou a desmistificar a pecha de “esporte de elite” creditada a essa modalidade.

Desenvolvido com subsídios da Copel, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte do Paraná – Proesporte – do Governo do Estado, este é o primeiro projeto social de Toledo na modalidade a ofertas 40 vagas em contraturno escolar.

De acordo com o coordenador do Projeto, Leonel Santos Oliveira, o Projetando Criança no Tênis veio preencher uma lacuna e oportunizar não apenas uma prática esportiva saudável, mas também a possibilidade de dos participantes sonharem mais alto.

“É claro que o objetivo principal do Projeto é fazer com que essas crianças e adolescentes se ocupem com uma atividade saudável, longe das mazelas das drogas e até mesmo do próprio celular, que acaba as levando a caminhos muitas vezes sem volta. Queremos também que elas sonhem, que tracem objetivos e não necessariamente em serem atletas profissionais, mas pessoas de respeito na sociedade”, afirma.

Foto: assessoria

Os resultados do projeto já são perceptíveis. Segundo Oliveira, vários pais relataram melhoras significativas no desempenho escolar dos filhos. “Há sempre um grande caminho a ser percorrido, mas ficamos muito satisfeitos em poder dar essa contribuição. Estamos mostrando o que é certo e cabe a todos perceberem essa direção e é isso que está acontecendo nesse projeto”, destacou.

PARTICIPAÇÕES

Desenvolvido na Chácara Berckembrock, considerada uma das melhores estruturas da região, com seis quadras de saibro, sendo duas cobertas, o Projetando Criança no Tênis atende a faixa etária de 11 a 17 anos. Das 40 vagas disponibilizadas, restam apenas sete a serem preenchidas. Todos os participantes ganham uniformes para treinos e usam materiais disponibilizados pelo projeto. São dois professores atuando diretamente nas quadras e ainda uma profissional de educação física atuando na parte física daqueles alunos que mais se destacam.

Embora seja de cunho social, o Projetando Criança no Tênis não está restrito apenas aos treinamentos que acontecem nas segundas, terças e quintas-feiras. Os alunos que mais se destacam no Projeto têm a oportunidade de participar de torneios em outras academias e também oficiais, promovidos pela Federação Paranaense (FPT).

E já tem resultado importante. Recentemente, o aluno Eduardo Fiatkoski, o Dudu como é conhecido, conquistou títulos em Cascavel e Guaíra, em torneios considerados importantes e de nível regional. Os feitos são vistos com inventivo para os demais participantes do projeto.

HORÁRIOS E TURMAS

Segundas-feiras

8h as 9h – Professor Kelvin

Terças-feiras

14h as 15h – Professor Douglas

14h30 as 15h30 – Professor Kelvin

Quintas-feiras

14h as 15h – Professor Douglas

Foto: assessoria

Fonte: Srcom – Serviços Jornalísticos/Silmar Ramos

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2790 – 28/08/2025

Cotações em tempo real