Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto de extensão da Unioeste promove diálogo filosófico e formação cidadã com adolescentes em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Pref. de Toledo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do curso de Filosofia do campus de Toledo, desenvolveu ao longo de 2025 o projeto de extensão “Filosofar e ReFlorir”, uma iniciativa voltada à promoção do diálogo filosófico, da reflexão crítica e da formação humana junto a adolescentes atendidos pelo Projeto Florir de Toledo.

A atividade faz parte do projeto “Interações filosóficas: diálogo entre inteligências universitárias e não universitárias”, coordenado pelo professor Dr. Remi Schorn, e contou com a participação dos acadêmicos do curso de Filosofia: Maili Schmidt Fritzen, Lucinéia Coltri Galhoti, Vinícius Alexandre de Oliveira e Diego Zoconi Bruning.

Ao longo das ações, os estudantes realizaram oficinas e atividades educativas fundamentadas no diálogo, na escuta e na valorização das experiências de vida dos adolescentes. A proposta metodológica priorizou a adaptação dos conteúdos à realidade do público atendido, fortalecendo a relação entre universidade e comunidade.

Foto: Pref. de Toledo

“As ações extensionistas desenvolvidas pelos estudantes de Filosofia tiveram máxima relevância por estarem em perfeita consonância com as Diretrizes Nacionais para a Extensão Universitária que aponta para o impacto social, subsídio de referencial teórico, que as liga à pesquisa e ao ensino. Trata-se de conhecimentos novos concebidos conjuntamente entre agentes universitários e não-universitários, uma aproximação que humaniza”, afirma o coordenador do projeto.

Para os acadêmicos, a experiência extensionista foi marcada por desafios e aprendizados. Os relatos apontam que o contato direto com os adolescentes proporcionou crescimento pessoal e acadêmico, além de contribuir para o desenvolvimento da segurança pedagógica, da organização das atividades e da compreensão do papel social da filosofia.

Para a estudante Maili Schmidt Fritzen, a oportunidade de participar do projeto foi gratificante. “Foi extremamente proveitosa e emancipadora a interação com os adolescentes que participam do Projeto Florir de Toledo. Foram momentos de alegria por estar convivendo com os adolescentes e conhecer um pouco de suas realidades, e poder compartilhar com eles a minha realidade, realidade de acadêmica do primeiro ano de filosofia, aluna assim como eles também. Esse convívio de igual para igual, foi motivacional, pois juntos, nós e adolescentes estamos no caminho da educação, cada qual na sua área, mas tendo em comum um grande e especial trajeto a ser percorrido”, diz.

Ainda segundo os participantes, o projeto reafirma a extensão universitária como um espaço de troca de saberes, inclusão social e transformação, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de futuros profissionais comprometidos com a educação pública e com a redução das desigualdades sociais.

A equipe responsável já projeta a continuidade das ações em 2026, com a possibilidade de ampliação das atividades e o estabelecimento de novas parcerias externas, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a Universidade e a comunidade de Toledo.

Foto: Pref. de Toledo

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2802 – 18/12/2025

Cotações em tempo real