O projeto de extensão “Meses coloridos: cores da prevenção, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, promove, no próximo dia 21, às 19h30, a palestra “Um toque para sua saúde: prevenção e cuidados”, com o médico doutor Emerson Wander Silva Soares. A iniciativa compõe a agenda de prevenção ao câncer de mama, alvo da campanha “Outubro Rosa”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama foi a causa de morte de 18.068 mulheres em 2019. Entre os novos casos diagnosticados de câncer, o de mama detém 29,7% dos diagnósticos entre as mulheres e é responsável por 16,4% das mortes totais de câncer entre pessoas do sexo feminino (dados do INCA).

A diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Patrícia Sala Battisti, ressalta que a campanha do Outubro Rosa é realizada para mostrar às mulheres a importância do exame de mamografia e do diagnóstico precoce da doença. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o período da pandemia de covid-19 foi registrado uma quantidade 42% menor de exames de mamografia, em 2019 foram realizados 1,9 milhão de exames, enquanto que em 2020 foram registrados 1,1 milhão. Segundo a professora, essa falta de procura pelos exames também motivou a campanha promovida pelo projeto e pelo CCSA para este ano. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/CCSArosa

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste