A Hoesp/Hospital Bom Jesus apresentou a atualização do projeto de construção da nova sede da instituição, que deve ser aprovado em breve em todos os órgãos competentes, para que então seja oficialmente lançado. A arquiteta Andrea Becker, mentora do plano da futura unidade, apresentou a maquete da futura construção, que deve disponibilizar 500 leitos para a região, sendo que na primeira etapa serão disponibilizados 270 leitos.

Atualmente o Hospital Bom Jesus possui 215 leitos que abrangem o atendimento da 20ª Regional de Saúde, e mais de 70% dos atendimentos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em números o hospital tem uma média de mais de 2,5 mil atendimentos mensais no Pronto Socorro, 650 cirurgias mensais e 250 nascimentos por mês. A diretoria da Hoesp também apresentou dados sobre a necessidade da ampliação de leitos na região. “Atualmente os leitos disponibilizados não comportam todo o atendimento necessário, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Nossa região tem uma abrangência de mais de 400 mil pessoas, de acordo com o Censo, e pensando ainda no desenvolvimento das cidades, precisamos dessa ampliação. A nova sede é importante para que o hospital possa seguir na missão de salvar vidas ”, afirma a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.

O presidente da Hoesp, Dr. Cláudio Hayashi lembrou ainda sobre o histórico da instituição. “Assumi a presidência em 2016 com o anúncio de possível fechamento do hospital e uma dívida que ultrapassava R$ 30 milhões. Mas tivemos um amplo apoio na destinação de recursos e uma gestão técnica eficiente para reverter esse risco. Não é fácil manter um serviço que oferta 74% dos atendimentos SUS, com um prejuízo mensal de aproximadamente R$ 1,2 mi devido a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde. Mesmo assim, os auxílios nos ajudam a cobrir esse déficit financeiro, e com a ajuda de todos vamos realizar o sonho de construir essa nova sede”, diz Cláudio.

O diretor técnico e fundador da Hoesp, Dr. Torao Takada, ressaltou o orgulho que tem da instituição e também o sonho de realizar a primeira cirurgia na nova sede. “Sabemos que a área da saúde é difícil, precisamos valorizar todos pelo trabalho realizado e agradecer toda ajuda que recebemos”, comenta.

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, agradeceu o empenho de todos do hospital e enalteceu a importância da nova estrutura. “É importante valorizar o conselho pelo trabalho realizado. Os indicadores são incríveis para uma estrutura física tão carente. Sabemos que a Hoesp se doa pela região e precisa ser reconhecida. Está na hora de ter o seu espaço, mais humanizado, que seja bom para os pacientes e funcionários. Esse projeto vai fazer a diferença, principalmente na vida das pessoas mais carentes, que dependem do atendimento SUS”, avalia.

O deputado federal Dilceu Sperafico ressaltou a importância do projeto e se colocou à disposição para ajudar. “Estamos trabalhando na articulação desse sonho e a participação de todos é fundamental para que isso aconteça”, ressalta.

Nelsi Welter, representando o deputado federal Elton Welter, enfatizou também a importância do esforço de todos para que a construção seja realizada. “Toledo tem potencial para ser exemplo na área da saúde, e a Hoesp tem se encaminhado para isso. Com o esforço de todos isso vai se concretizar”, diz.

O presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Gabriel Baiarle, enalteceu a importância desse projeto. “É um projeto gigantesco e quero colocar a Câmara de Vereadores e os mandatos à disposição para buscar recursos, auxiliar os deputados que tanto fazem pela Hoesp, e buscar em outras bases também para que possamos viabilizar esse grande projeto que vai salvar muitas vidas”, ressalta.