Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto de Circo de Toledo é apresentado na Unicamp e fará parte de e-book virtual

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: assessoria

O Circo da Alegria de Toledo participou do V Seminário Internacional de Circo promovido pelo Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS–FEF-UNICAMP-SP). O evento teve início no último domingo (1) e se estendeu até essa terça-feira (3). Considerado um dos maiores do segmento circense no Brasil, acontece a cada dois anos reunindo diversos pesquisadores do circo do Brasil e do mundo. 

Nesta edição do seminário, profissionais do Circo da Alegria e do Mestrado do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Unioeste apresentaram um trabalho que relata a experiência de 32 anos do trabalho realizado em Toledo, na Escola Municipal Anita Garibaldi.

Foi apresentado o trabalho “O Circo da Alegria de Toledo Como Ação Educativa Emancipatória na Defesa dos Direitos Sociais e Humanos”, que foi defendido na tese de mestrado de autoria de Arildo Sanches Guerra (Dado Guerra), no campus da Unioeste Toledo, sob a orientação da professora Cristiane Carla Konno, doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também participou da exposição a diretora artística, coordenadora pedagógica e educadora social do Circo da Alegria, Paula Bombonatto.

Durante o evento foi lançado o E-book digital sobre o evento, em que a tese de Dado Guerra e demais integrantes, fizeram parte. Segundo o pesquisador, o E-book Digital é de fundamental importância para a divulgação e expansão dos projetos de circo social no país e no mundo e resultado do curso “Circo – Social Pedagogia em Arte-educação”, realizado no ano de 2023 pela Escola de Extensão da Unicamp (EXTECAMP) e pelo Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA). O evento reuniu ainda diversas mesas de debates, oficinas, intervenções artísticas, palestras e lançamento de livros.

Foto: assessoria

Segundo Dado Guerra, o seminário foi um momento único onde foi possível dialogar diretamente com os pesquisadores do universo do circo. “Este momento possibilita uma aproximação maior com os diversos autores e também para que possamos mostrar a produção do circo social de Toledo”. Esta experiência tem chamado a atenção do mundo acadêmico pela qualidade técnica desenvolvida, pela sua longevidade e inspiração para a implantação de outros projetos no Paraná e outros estados brasileiros.

Para a coordenadora pedagógica do Circo da Alegria, Paula Bombonatto, o estudo sobre o circo e a sua pedagogia é algo extremamente necessário. “É preciso entender as relações existentes entre a prática e a teoria. Durante o seminário pudemos buscar outras referências que podem ser replicadas e principalmente readaptadas à nossa realidade, uma vez que o circo é muito dinâmico e pode possibilitar muitas oportunidades de aprendizagens”.

Além de Dado Guerra e Paula Bombonatto, o instrutor Diego Viana também compôs a equipe que representou Toledo no seminário.

Fonte: assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real