Foto: assessoria

O Circo da Alegria de Toledo participou do V Seminário Internacional de Circo promovido pelo Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS–FEF-UNICAMP-SP). O evento teve início no último domingo (1) e se estendeu até essa terça-feira (3). Considerado um dos maiores do segmento circense no Brasil, acontece a cada dois anos reunindo diversos pesquisadores do circo do Brasil e do mundo. 

Nesta edição do seminário, profissionais do Circo da Alegria e do Mestrado do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Unioeste apresentaram um trabalho que relata a experiência de 32 anos do trabalho realizado em Toledo, na Escola Municipal Anita Garibaldi.

Foi apresentado o trabalho “O Circo da Alegria de Toledo Como Ação Educativa Emancipatória na Defesa dos Direitos Sociais e Humanos”, que foi defendido na tese de mestrado de autoria de Arildo Sanches Guerra (Dado Guerra), no campus da Unioeste Toledo, sob a orientação da professora Cristiane Carla Konno, doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também participou da exposição a diretora artística, coordenadora pedagógica e educadora social do Circo da Alegria, Paula Bombonatto.

Durante o evento foi lançado o E-book digital sobre o evento, em que a tese de Dado Guerra e demais integrantes, fizeram parte. Segundo o pesquisador, o E-book Digital é de fundamental importância para a divulgação e expansão dos projetos de circo social no país e no mundo e resultado do curso “Circo – Social Pedagogia em Arte-educação”, realizado no ano de 2023 pela Escola de Extensão da Unicamp (EXTECAMP) e pelo Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA). O evento reuniu ainda diversas mesas de debates, oficinas, intervenções artísticas, palestras e lançamento de livros.

Foto: assessoria

Segundo Dado Guerra, o seminário foi um momento único onde foi possível dialogar diretamente com os pesquisadores do universo do circo. “Este momento possibilita uma aproximação maior com os diversos autores e também para que possamos mostrar a produção do circo social de Toledo”. Esta experiência tem chamado a atenção do mundo acadêmico pela qualidade técnica desenvolvida, pela sua longevidade e inspiração para a implantação de outros projetos no Paraná e outros estados brasileiros.

Para a coordenadora pedagógica do Circo da Alegria, Paula Bombonatto, o estudo sobre o circo e a sua pedagogia é algo extremamente necessário. “É preciso entender as relações existentes entre a prática e a teoria. Durante o seminário pudemos buscar outras referências que podem ser replicadas e principalmente readaptadas à nossa realidade, uma vez que o circo é muito dinâmico e pode possibilitar muitas oportunidades de aprendizagens”.

Além de Dado Guerra e Paula Bombonatto, o instrutor Diego Viana também compôs a equipe que representou Toledo no seminário.

Fonte: assessoria