Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto cultural movimenta economia criativa em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O projeto “Danças Urbanas – um intercâmbio cultural” promovido pela AH2T chegou ao fim com saldo positivo e contribuindo com o desenvolvimento econômico da cidade

Os meses de maio e junho foram bem movimentados para a AH2T – Associação de Hip Hop e Fórum de Dança, organização não governamental e sem fins lucrativos de Toledo. Durante esses dois meses a AH2T realizou o projeto Danças Urbanas – Um Intercâmbio Cultural, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio de empresários locais e das Secretarias de Cultura e de Esportes de Toledo. O projeto englobou ações de oficinas de dança em Toledo e Cascavel, apresentação de espetáculo no teatro Sefrin Filho de Cascavel com grande público presente e participação em campeonato internacional de danças etapa Brasil, do qual voltaram vitoriosos em várias categorias.

Quem também saiu ganhando com esse projeto foram os profissionais criativos da cidade e região, que tiveram a oportunidade de integrar a equipe do projeto. Após a pandemia o setor cultural e de entretenimento foi um dos mais afetados, passou por um período de recesso nas atividades e agora a retomada dos eventos e ações presenciais, oportunizam ao setor voltar a respirar com um pouco mais de esperança e tranquilidade.

Foram mais de 20 profissionais envolvidos direta e indiretamente na realização do projeto cultural, desde professores de dança e dançarinos a técnicos de som e luz, gestão de projetos, produção, profissionais de comunicação e audiovisual. Além de impulsionar o mercado criativo, os projetos culturais afetam diretamente outros segmentos como escritórios de contabilidade e advocacia, publicidade e propaganda, hotelaria, restaurantes, confecções, entre outros. “Todos saem ganhando quando um projeto cultural é executado, desde a comunidade local que tem acesso ao produto e ação cultural, até os trabalhadores envolvidos no seu processo, que são peças fundamentais para o resultado esperado” comenta Vivian Bolson, uma das gestoras do projeto.

Além dessa movimentação econômica direta, outro quesito que merece destaque está relacionado ao marketing cultural que os projetos oportunizam a seus apoiadores e parceiros. Para Mariana Gouveia, uma das gestoras do projeto, o apoio é indispensável e fundamental: “Existem diversos mecanismos de financiamento a projetos culturais, sociais e esportivos que vão desde leis de incentivo a patrocínios diretos ou editais de chamamento público, como foi o caso do apoio da Itaipu ao ‘Danças Urbanas’, e sempre que há um apoio a projetos assim, a contrapartida é positiva e agrega muito valor a imagem corporativa empresarial do apoiador”. A Itaipu Binacional é a maior hidrelétrica do mundo e tem diversas políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento e fomento de ações nas regiões onde atua, financiando iniciativas através de editais de chamamento público e ações pontuais.

Os membros da AH2T, junto à presidência e diretoria da Associação foram ainda recebidos no gabinete do Prefeito de Toledo para apresentação dos resultados do projeto e conversa sobre o fortalecimento de apoios institucionais e possibilidades para o futuro das atividades da Associação na cidade. “Essas conquistas nos enchem de orgulho, pois projeta internacionalmente o nome de Toledo. Devem ser celebradas com muita intensidade, pois são fruto de muito esforço, de muita dedicação”, pontuou o prefeito Beto Lunitti.

Criada em 2017 a Associação de Hip Hop e Fórum de Dança tem um papel fundamental na valorização das artes urbanas locais e regionais, e  finaliza o projeto Danças Urbanas com muita satisfação para seguir com seu calendário e manutenção de suas atividades anuais para 2022. “Foi um desafio e tanto para a AH2T e seus membros lidar com um projeto tão intenso, que englobou diversas atividades e atendeu públicos variados. Seguimos fortalecidos dessa experiência.” Finaliza Fernanda Fetter, membro da AH2T e produtora do projeto.

Para acompanhar a AH2T siga @ah2t.hiphop no Instagram.

Oficinas culturais. Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real