Além do programa de castrações gratuitas, promovido por meio de clínica credenciada e pelo Castramóvel, agora Toledo conta com um projeto de castração de baixo custo: o Castra+ Toledo. O projeto é voltado para fêmeas, gatas e cadelas, de tutores cadastrados no CadÚnico. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria do Meio Ambiente, consolidou uma parceria com 12 clínicas veterinárias de Toledo, com o intuito de promover saúde pública, bem-estar animal e controle populacional de cães e gatos no município.
O projeto oferece castração por R$ 480 para cadelas de até 15kg e R$ 300 para gatas, possibilitando que mais tutores tenham acesso a esse serviço. Os interessados devem comparecer à Secretaria do Meio Ambiente com uma foto do seu pet para retirar a guia de castração e, posteriormente, realizar o agendamento na clínica conveniada indicada. A condição de pagamento é à vista, ou acordada com a clínica. Após aprovação, a guia deverá ser retirada na Secretaria do Meio Ambiente, até as 17h. Todos os exames, medicações e roupa cirúrgica serão de responsabilidade do tutor.
Cinthia Moura, Coordenadora da Defesa e Proteção Animal, destaca que a castração é uma medida reconhecida por prevenir doenças, reduzir o abandono e evitar a reprodução descontrolada, refletindo diretamente em uma cidade mais equilibrada e responsável com seus animais. “O projeto Castra+ Toledo é um projeto voltado para o bem-estar animal e surgiu devido à alta demanda de castração aqui no município”, comenta.
Clínicas parceiras:
- Clínica Veterinária Scherer;
- Vida Pets Clínica Veterinária;
- Vex Hospital Veterinário;
- Aukmia;
- Ceresa Clínica Veterinária;
- Vetprime Saúde e bem-estar animal;
- Casa da Vida Centro Veterinário Franco e Sakaguti;
- RuralPet;
- Clínica Veterinária Dr. Fabiano;
- Tolevet Toledo Petshop;
- Bom Pastor;
- Villa Vet Clínica Veterinária e Pet Shop.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo