Da Redação
A safra de milho e soja de 2024 em Toledo teve resultados positivos, impulsionados por condições climáticas favoráveis e práticas agrícolas eficientes.
SOJA – O plantio da soja na região foi concluído com sucesso, abrangendo aproximadamente 493 mil hectares. As lavouras se desenvolveram bem, com 92% das plantas em boas condições e 8% em condições médias. As fases de crescimento variaram entre germinação, crescimento vegetativo, floração e frutificação. Para o Paraná, a produção estimada é de 22,3 milhões de toneladas, um aumento de 20% em relação à safra anterior.
MILHO – O plantio do milho de primeira safra também foi concluído, cobrindo cerca de 97% dos 259 mil hectares previstos no estado. As lavouras apresentaram bom desenvolvimento, com poucos problemas com pragas, como tripes e percevejos, que foram controladas adequadamente. A produção estimada para o Paraná é de 2,7 milhões de toneladas, ligeiramente superior às 2,5 milhões de toneladas da safra 2023/24.
Em resumo, a safra de milho e soja de 2024 em Toledo reflete o cenário estadual, com expectativas de aumento na produção, favorecida por condições climáticas adequadas e manejo agrícola eficaz.
O técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) em Toledo, engenheiro agrônomo Paulo Oliva, faz uma avaliação da safra de milho e soja no município: “As culturas de verão já foram implantadas na nossa região. O milho de primeira safra ocupa uma área de 2.037 hectares, com uma projeção de 18.638 toneladas. A soja ocupa 493.379 hectares, com uma projeção de 1.849.000 toneladas. As condições das lavouras estão excelentes, com 100% do milho em boas condições e 80% da soja também. No caso da soja, 20% das lavouras estão em condição moderada. Em relação às fases de desenvolvimento, 40% do milho está na fase de floração e 60% na fase de frutificação. Essas chuvas eram muito esperadas pelos produtores e têm ocorrido em toda a região, com volumes variando de 28 a 80 milímetros, ajudando a amenizar o calor e a questão hídrica na nossa região”, afirma.