Além de atração internacional, evento terá shows nacionais e locais entre 6 e 8/12 no Diva Paim Barth, no Teatro Municipal, na Biblioteca Pública e na Praça da Cultura. Foto: divulgação

A Secretaria da Cultura apresentou, nesta quinta-feira (28), a programação oficial da 13ª edição da Virada Cultural de Toledo. O evento acontecerá de 6 a 8 de dezembro (sexta-feira a domingo) em quatro locais: Parque Ecológico Diva Paim Barth, Teatro Municipal de Toledo, Centro Cultural Oscar Silva e Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn. A agenda inclui shows de artistas locais, atrações internacionais e nacionais, além de uma programação infantil especial chamada “A Viradinha Cultural” – os detalhes completos podem ser conferidos ao final do texto.

Os talentos locais que integrarão o evento foram selecionados por meio do Edital de Chamamento Público nº 022/2024. Das 23 inscrições recebidas, 20 propostas foram habilitadas. Entre elas, estão 15 apresentações musicais no Parque Diva Paim Barth; 4 do segmento de dança, que se apresentarão no Teatro Municipal; e 1 de teatro infantil, programadas para a Praça da Cultura. Cada artista ou grupo receberá cachês entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00, conforme estipulado no edital.

As apresentações musicais serão realizadas em dois palcos instalados no Parque Diva Paim Barth: Lado A e Lado B, nomes escolhidos em alusão a antigas mídias de música, como discos de vinil e fitas cassetes. Entre os destaques estão artistas consagrados no cenário nacional: na sexta-feira (6), a banda Vanguart abre a programação; no sábado (7), o grupo Jovem Dionísio e o cantor Marcelo Falcão comandam os shows; e no domingo (8), o grupo Herança encerra o evento. 

O rapper congolês Wugala Flama, que se apresentará entre os dois shows principais da noite de sábado, será a atração internacional do evento. Ele vem por intermédio de projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, gerenciados pelo Ministério da Cultura.

A secretária da Cultura, Priscila Kassandra Turetta, ressalta a importância da Virada Cultural para o fortalecimento da produção artística local e para a valorização da cultura regional. “A Virada Cultural não só promove a criatividade e a produção artística de Toledo, como também proporciona uma oportunidade única para que nossos talentos dividam o palco com grandes nomes da música nacional. Isso contribui para consolidar Toledo como um importante polo cultural no Brasil, atraindo visitantes e impulsionando o turismo cultural na cidade”, analisa.

Dança, teatro e “Viradinha Cultural”

A programação da 13ª Virada Cultural de Toledo contemplará ainda atrações de dança e teatro. As apresentações de dança – com os grupos Movement, 5ª Essência Fetter Company, DançArte e Dumtakatá – serão concentradas na noite de sábado (7) ao passo que o espetáculo de teatro “Chapeuzinho Vermelho” (DançArte Teatro) está marcado para a tarde de domingo (8).

Esta peça, aliás, faz parte da programação da “Viradinha Cultural”, versão da Virada Cultural destinada ao público infanto-juvenil, que terá início às 20h de sexta-feira (6), com a “Noite na Biblioteca”, conjunto de atividades que serão realizadas, até às 7h30 do dia seguinte, na Biblioteca Pública Municipal, nas dependências do Centro Cultural Oscar Silva. O encerramento, logo após a peça, será com show da banda formada por professores da Casa da Cultura, estrelas do projeto “Música nas Escolas”.

Atrações nacionais e internacionais

Vanguart – Banda de indie rock formada em 2002, foi inicialmente um projeto solo de Helio Flanders. Com influências de rock alternativo e blues, a banda alcançou sucesso nacional com o álbum de estreia em 2007. Ao longo dos anos, lançaram diversos álbuns, como Boa Parte de Mim Vai Embora (2011) e Muito Mais Que o Amor (2013). Em 2019, lançaram o álbum Sings Bob Dylan, com releituras de clássicos de Bob Dylan. A banda também teve destaque em festivais como Lollapalooza e possui músicas em português, inglês e espanhol.

Jovem Dionísio – A banda curitibana Jovem Dionísio, conhecida pela mistura de indie pop e rock, ganhou destaque em 2020 com a música “Pontos de Exclamação” e desde então tem fortalecido sua base de fãs. Com o lançamento de “Acorda, Pedrinho” em 2022, o grupo consolidou seu sucesso no Brasil, sendo reconhecido por seu som autêntico e letras cativantes que ressoam com o público jovem adulto. Este ano, a música “Tô bem” novamente trouxe a banda para o centro das atenções no cenário musical nacional.

Wugala Flama – Artista congolês, mistura ritmos africanos como Rumba Congolesa, Tokoos Music e Afrobeat com influências de MPB, jazz-reggae e rap francês. Suas letras, predominantemente em lingala e francês, abordam temas que refletem a respeito de sua trajetória como imigrante no Brasil. Com sua banda, ele oferece uma experiência musical única, combinando sons eletrônicos e orgânicos. Além de sua carreira musical, Flama se dedica a projetos sociais, promovendo educação e cultura por meio da música.

Marcelo Falcão – Cantor e compositor conhecido como vocalista do O Rappa, Marcelo Falcão iniciou sua carreira musical ao integrar este grupo em 1992, destacando-se por suas letras intensas e performances energéticas. É também criador do projeto Loucomotivos e lançou um álbum solo, Viver (Mais Leve que o Ar), em 2018. Ele também se envolveu com causas sociais, utilizando a música para refletir sobre temas como identidade e resistência.

Herança – Com mais de 30 anos de carreira, conhecido por seu estilo único que mistura ritmos e tradições, o grupo é formado por Jaime Schulz Jr. (vocal), Sidnei Schulz (acordeon e vocal), Fábio Schulz (bateria),  Roberto de Sá  (contrabaixo), Dilton Rodrigues (guitarra) e Fernando Ghizoni (acordeon). Além de grandes sucessos nas rádios, eles têm conquistado, em três décadas de estrada, grandes multidões em shows, especialmente em feiras agropecuárias, mantendo sua originalidade e popularidade por todo o Brasil.

Programação completa*

7/12 – SEXTA-FEIRA

Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth

PALCO LADO B

19h – Um Sete Cinco

20h30 – Carmenn

22h – Los Coronezos

PALCO LADO A

19h45 – Banda SerPrati

21h15 – Carbox Band

22h45 – Vanguart

Local: Centro Cultural Oscar Silva/Biblioteca Pública Municipal

20h – Noite na Biblioteca (até 7h30 do dia seguinte)

8/12 – SÁBADO

Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth

PALCO LADO A

16h15 – Marola

17h45 – Bombatrack

19h15 – Banda Madallena

20h45 – Jovem Dionísio

23h – Marcelo Falcão

PALCO LADO B

17h – Lulu

18h30 – The Scream

20h – Same Old Boy

22h15 – Wugala Flama

Local: Teatro Municipal de Toledo

18h – Moviment

18h20 – 5ª Essência Fetter Company

18h40 – DançArte

19h – Dumtakatá

9/12 – DOMINGO

Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth

PALCO LADO A

16h – Mooz

17h30 – Stone Dogs

19h – Grupo Herança

PALCO LADO B

16h45 – Clarete

18h15 – Douglas Brito e banda Raul Rock Cover

Local: Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn

16h30 – Espetáculo “Chapezinho Vermelho” (DançArte Teatro)

17h30 – Apresentação dos músicos do projeto “Música nas Escolas”

* Programação sujeita a alterações

Fonte: Decom/Pref. de Toledo