Foto: Divulgação/IDR-PR

Nesta quinta-feira foi lançada a 28ª edição da ExpoTécnica.com. De maneira virtual, pelo segundo ano consecutivo, o evento contou com mais de 700 participantes. O tema de abertura foi a produção no meio rural e o papel do Programa RenovaPR, do Governo do Estado. Para o presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) o evento, tradicional, já é um patrimônio da agricultura do estado e valoriza muito a região. “Muito nos orgulhar fazer parte desta história que traz inovação, traz contribuições. Que repensa o meio rural” destaca Natalino. 

O secretário estadual de agricultura, Norberto Ortigara, também participou da abertura e destacou o evento como difusor de conhecimento. Para Ortigara o tema discutido neste primeiro módulo tem grande valor para a agricultura “a energia é um insumo muito relevante nos processos agrícolas. Não só como iluminação, mas interfere, também, no custo de produção. Irrigação, por exemplo, precisa da energia para levar a água de qualidade até uma lavoura”, destacou.

Nos anos anteriores a ExpoTécnica.com era presencial e tinha o produtor Claudio Vicente D’Agostini como o anfitrião do evento. Cláudio participou da abertura desta edição e lembrou com saudades de quando recebia os participantes em sua propriedade. “Nós aprendemos, com a ExpoTécnica, coisas que só aprenderíamos indo para fora do país. Se Deus quiser, logo, teremos uma ExpoTécnica em campo como era antes” disse Claudio.

O engenheiro do IDR-Paraná e coordenador do programa, Herlon Goelzer de Almeida, foi quem comandou a live e explicou como deve funcionar o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), que tem como objetivo o apoio e o fomento à geração de energia solar, biogás e biometano. 

Detalhou qual o papel dos técnicos do IDR-Paraná na execução do programa, quais são as categorias de energias renováveis que existem e quais seus benefícios. Esclareceu as dúvidas que quem estava assistindo e deixou claro quais são as garantias e seguranças oferecidas ao agricultor que aderir ao programa. 

Segundo ele, atualmente há um grande interesse pelo tema já que os custos com a energia vêm aumentando, além da situação do estresse hídrico verificado este ano no Paraná. Almeida acredita que este cenário não deve mudar nos próximos anos. Ele lembra que atualmente a energia rural tem subsídios que chegam a 60% do seu valor.  No entanto, o Decreto Federal n.º 9.642, de 27/12/2018, eliminou esse tratamento especial dado aos produtores rurais e a subvenção será retirada totalmente até 2023. “A tendência é que o custo com a energia aumente. Então, o negócio é o produtor rural produzir energia”, destacou Almeida.

O Diretor de Extensão do IDR-Paraná, Nelson Harger, fez o encerramento do evento e destacou a relevância deste primeiro tema. “O desenvolvimento da economia está diretamente ligado a geração de energia e no meio rural não seria diferente”, comentou. Agradeceu aos promotores do evento e se disse otimista para a realização da próxima ExpoTécnica.com de forma presencial, com o tratamento deste tema lá no campo, facilitando o entendimento de todos, especialmente do agricultor sobre esta oportunidade.

A ExpoTécnica.com deste ano terá mais sete módulos, também virtuais, que devem acontecer a cada quinze dias e serão transmitidos pelo canal do IDR-Paraná no YouTube. Os temas dos próximos módulos são: Organização Rural; Bovinocultura de leite; Manejo de solos, água e nematóides; Cultivares de Trigo; Banana; Manejo de formigas cortadeiras; Apicultura – técnicas para analisar qualidade mel.

RenovaPR
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) e IDR-Paraná, busca a constituição de políticas públicas que ajudem os produtores rurais de distintas cadeias produtivas na viabilidade e competitividade de seus negócios. Com o RenovaPR, haverá condições reais de agricultores/empresas promoverem a autoprodução de energia, própria e renovável, com possibilidade de reduzir custos de produção e ampliar suas atividades.

Ao mesmo tempo, podem tratar dejetos animais e resíduos agrícolas e agroindustriais, promovendo a correta destinação dos mesmos e a adequação ambiental das suas atividades, contribuindo com a orientação do agro paranaense em direção à sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na última sexta-feira (16), o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, publicou um edital de chamada pública para cadastro de pessoas jurídicas e pessoas físicas habilitadas como responsáveis técnicos em projetos de energia solar fotovoltaica em ambientes rurais.

Os habilitados no edital terão as atribuições de elaborar e executar projetos técnicos, prestar serviços de instalação e realização de assistência técnica em sistemas de geração de energia solar para produtores rurais, empresas rurais, cooperativas agropecuárias e outras organizações do campo no Paraná.

O cadastro pode ser feito de forma gratuita e exclusivamente em formato eletrônico a partir de 26 de julho. O interessado deve inserir os dados e documentos relacionados no edital e, depois, comunicar formalmente o instituto por meio do e-mail energias.renovaveis@idr.pr.gov.br.

O Termo de Adesão, que é imprescindível, precisa ser impresso, preenchido, assinado, carimbado e escaneado para o envio. Após a análise do correto preenchimento pelo IDR-Paraná, o interessado receberá por e-mail o protocolo eletrônico de sua pré-habilitação, pelo qual poderá acompanhar o andamento do processo.

O edital de cadastro vai vigorar pelo tempo em que subsistir o programa RenovaPR. Dessa forma, os interessados em prestar o serviço proposto poderão requerer participação a qualquer tempo. A manutenção do cadastro depende do cumprimento integral de todas as condições previstas no edital, no regulamento do programa e nas normas técnicas que regem os projetos e sua execução, que será acompanhada pela Unidade Técnica de Execução, do IDR-Paraná.

Atendimento
O programa será executado pelo IDR-Paraná e haverá uma prioridade de atendimento, começando pelos 10.400 paranaenses que hoje são beneficiados pelo programa Tarifa Rural Noturna. Na ordem de atendimento vêm, em seguida, os produtores de aves de corte, empreendimentos de piscicultura de água doce, cooperativas e agroindústrias. Almeida disse que o RenovaPR deverá atender mais de cem mil produtores. “É o maior programa já executado pela Seab”, destacou. 

Os interessados em participar do programa devem procurar as unidades do IDR-Paraná que vai fazer uma espécie de “fila” de atendimento de acordo com a prioridade. O extensionista vai preencher um cadastro do interessado e o produtor poderá escolher uma entre as empresas cadastradas no programa. O profissional do Instituto vai acompanhar o trabalho e caberá a ele fazer um laudo final de instalação do projeto. Mais detalhes e informações você pode obter participando da live da Expotécnica.com, no dia 22, a partir das 9h, no canal do IDR-Paraná, no YouTube.

Reportagem: Francieli Galo para IDR-Paraná