Márcio Spinoza, Claudio Bazzi, Augusto Stein, Alexandre Weber, Rainer, Ramiro, Jadson Siqueira, Nilceu Jacob Deitos. Foto: assessoria

Uma comitiva da Região Oeste cumpriu agenda em Curitiba na sexta-feira (2). O grupo de líderes da região e a diretoria do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) realizaram diversas atividades. Entre os compromissos estavam visitas institucionais à Fundação Araucária, à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e à Copel.

Além das visitas, importantes projetos e parcerias estiveram na pauta. Integraram a comitiva o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, o diretor-geral do Campus Medianeira (UTFPR), Cláudio Bazzi, o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Weber, o gerente da Regional Oeste do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE/PR), Augusto Stein, e o coordenador do Iguassu Valley, Jadson Siqueira.

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, destacou o momento para o Oeste do Estado e que as pautas tratadas na capital convergem para tornar o Oeste referência mundial em conhecimento e tecnologia agregada à proteína. “É natural que o esforço do POD nesse momento se volte a essa estratégia que deve transformar e projetar nosso território e alavancar nosso potencial ainda mais. Somos uma região que inspira o restante do país, e essas parcerias e convênios fortalecem nosso trabalho”, destaca.

SINERGIA – O gerente da Regional Oeste do SEBRAE/PR, Augusto Stein, destacou a importância das parcerias e das instituições na governança territorial e no fortalecimento das ações. Augusto citou três importantes projetos como exemplos: NAPI Oeste, Hub Agritech, e Simbiosi Laboratório Cientech. “São projetos da Região Oeste que são complementares entre si, todos criando um movimento de convergência com a nova diretriz do Programa Oeste em Desenvolvimento”, destacou.

Foto: assessoria

FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA – Sobre o convênio NAPI Oeste firmado na região em parceria com o POD, o reitor da Unioeste, professor Alexandre Weber, ressaltou que a “região tem muitos ativos em diversas áreas que vão contribuir para o desenvolvimento da região em sinergia com as universidades. O POD é resultado da organização de sessenta instituições, empresas e o terceiro setor, além de lideranças da região buscando discutir e pensar estrategicamente a região. É uma região forte na produção de alimentos, mas ainda precisamos organizar esses ativos com convergência, com um objetivo comum para o desenvolvimento e transformação do Oeste do Paraná. Temos universidades e pesquisadores identificando os principais problemas nas linhas prioritárias do POD e apresentando inovação e difusão de tecnologia nestas linhas”, comentou. O convênio NAPI Oeste entra agora em sua segunda fase, e novos investimentos serão pactuados. A comitiva foi recebida pelo presidente Ramiro Wahrhaftig, Luiz Márcio Spinosa – Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, e pelo gerente de projetos da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos.

SETI – Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o grupo foi recebido por Aldo de Bona e Marcos Pelegrina. Entre as tratativas, discutiram a possibilidade de colaboração em projetos regionais, alinhados à perspectiva da estratégia de inovação e tecnologia.

COPEL – O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento visitou também a Copel e foi recebido pelo diretor-executivo da Copel, Hemerson Luiz Pedroso, e pelo assessor da Diretoria da Copel, Rodrigo Priss. O Programa Paraná Trifásico entrou em pauta. Em 2024, cerca de 25 mil quilômetros já possuirão a rede trifásica, destes, 3.650 quilômetros serão no Oeste do Estado. “São quase 15% da rede em nosso território. Uma grande evolução para a estabilidade e a qualidade da energia, fator essencial para o desenvolvimento do setor produtivo e de toda a sociedade”, explicou.

Fonte: assessoria POD