Rainer Zielasko, presidente do POD. Foto: Divulgação

Convênios e o fortalecimento das câmaras técnicas devem ampliar ações do POD em todo o território

Um evento no próximo dia 09 no Biopark, em Toledo vai encerrar o ano de trabalho e oficializar novos convênios. Além de diversas outras lideranças, a Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina fará participação online no evento. A agenda seria presencial, mas uma reunião com o Governo Federal impediu a vinda da comitiva. A abertura está programa para às 14 h.

O ano começou intenso e com grandes desafios para o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A nova licitação do pedágio, uma das pautas mais importantes do Estado, permeou a agenda do POD, demandando de uma grande articulação popular e de lideranças regionais. Com avanços significativos, a representatividade da Região Oeste tornou-se um diferencial e capacitou o POD para outras importantes conquistas.  O próximo passo será uma ampla e importante interação do setor produtivo com as universidades, promovendo soluções compartilhadas para o desenvolvimento regional.

O presidente do POD, Rainer Zielasko, lembra que o protagonismo da sociedade, lideranças e setor produtivo foram cruciais para que o Estado do Paraná pudesse garantir um modelo mais justo na nova concessão do Pedágio. “Defendemos sempre que a licitação fosse pelo menor preço, sem outorga onerosa e que o desconto não fosse limitado. Além disso, discutimos a execução dos contratos e com a manutenção das estradas durante o tempo de vacância da licitação”, destaca Zielasko, relembrando o progresso da luta que possibilitou ao Estado um modelo diferente de toda a Federação.

“Mesmo ainda em processo de negociação em alguns pontos, o avanço na proposta do pedágio é o resultado de uma Região forte e determinada em romper estes desafios e seguir crescendo”, destaca Zielasko, lembrando que algumas situações relacionadas ao pedágio ainda estão em discussão e plausíveis de outras mobilizações.

A trajetória bem sucedida do POD foi apresentada para outras regiões do país, mostrando mais uma vez que o programa de governança territorial interage diretamente com o crescimento da região. “Em bons tempos é possível planejar e executar com grandes resultados. No entanto, durante uma crise é que se reconhece todo o potencial das ações de governança, pois a região consegue levantar-se e reagir com maior facilidade, ancorada em conhecimento de cenários e saídas”, conta Rainer Zielasko.  

CONVÊNIOS E PARCERIAS – O novo momento do Programa Oeste em Desenvolvimento passa pela construção de importantes parcerias. Um passo importante foi a elaboração do planejamento estratégico construído com o SEBRAE/PR.  A expectativa agora é com relação ao avanço e fortalecimento do POD junto ao que é estratégico para o crescimento da Região Oeste.  O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinará convênio com o POD para a criação do Polo Regional de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio, um avanço sem precedentes.

A Secretaria Estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes possibilitará que que o Programa Oeste em Desenvolvimento possa acessar e compartilhar os indicadores socioeconômicos em tempo real, desenhando o cenário para possíveis investidores. Isso será possível através do Programa Paraná Produtivo.

Outros parceiros importantes somam-se ao POD nesta nova etapa. A Fundação Araucária, através de convênio, vai possibilitar a interação entre o setor produtivo e universidades, otimizando assim o processo de pesquisa e soluções para os desafios do desenvolvimento regional. O Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) também é parceiro e vai interagir de forma direta neste novo momento do Programa Oeste em Desenvolvimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do POD