Na tarde de sábado (30), os jovens que participam do programa Florir Toledo se reuniram no espaço localizado no Jardim Santa Maria. Porém, ao invés de trabalhos manuais ou trabalhos pedagógicos, os jovens confraternizaram com suas famílias, numa tarde diferente que teve lanche, jogos de tabuleiro, música, roda de capoeira, entre outras atrações que serviram para promover um momento de interação diferente entre os participantes.
O prefeito Mario Costenaro disse ter ficado impressionado com a consciência social de muitos dos adolescentes, demonstrada através de desenhos e textos expostos na sede do Florir. “A questão de nós termos a família integrada nos nossos processos educacionais, nos nossos processos de desenvolvimento é fundamental. Até porque nós temos um valor, a questão de valorizar a família, de valorizar essa relação”.
Costenaro cita que “se a gente imagina essa cidade pulsante, essa cidade saudável, a questão de oportunidades, a questão da dignidade, então, esse projeto Florir Toledo aparece em várias facetas com grandes potencial para o desenvolvimento das nossas crianças, especialmente quando ele faz essa integração com os laços familiares”, cita o prefeito.

Opinião semelhante tem o vice-prefeito Lucio De Marchi, que lembra do início do programa, quando ele também era vice do ex-prefeito José Carlos Schiavinato (in memorian). “Essa atividade e este espaço nos mostram que é possível estabelecer políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas, em especial dos jovens”, comenta Lucio.
Aproximação maior – A secretária da Assistência Social, Simone Ferrari, ressalta que a ideia é fazer com que essas famílias possam passar o maior tempo possível juntos, “interagindo, se conhecendo cada vez mais e podendo cada um entre a sua família conhecer entre si. Às vezes nós temos aí os adolescentes que não conhecem a parte recreativa, a parte lúdica dos seus pais, porque não há esse tempo na casa. E aqui a ideia é essa”.
Simone cita ainda que as ações realizadas no sábado buscaram “fazer com que as famílias tivessem uma tarde junto com seus filhos e aí a comunidade pudesse usufruir também dos espaços públicos no fim de semana”.
Segundo a secretária, a intenção é levar essa proposta a outras unidades. “Nós temos outras unidades que possuem estruturas, nós temos os ginásios, as quadras cobertas, nós temos os espaços e estamos nos organizando para propor. E a ideia é de que a gente possa mais logo à frente se organizar e que isso ocorra a cada três, quatro meses”, explica.

Programação diversificada – O coordenador do Florir Toledo, Paulo Esdras, explica que o objetivo com essas atividades é aproximar a família com o espaço. “Os adolescentes estão aí todas as semanas e aí a gente poder proporcionar para a família também estar aqui com a gente”, comenta Esdras, que participou do programa há alguns anos e se diz emocionado em poder agora, como coordenador, proporcionar este momento diferente aos jovens.
A cooperativa Sicoob ofereceu uma palestra para os adolescentes sobre educação financeira; a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) mostrou os cursos à disposição dos jovens no vestibular e o CIEE abordou as possibilidades do Jovem Aprendiz. “Nós temos aqui muitos adolescentes nesta faixa de idade e eles puderam tirar dúvidas sobre como é que funciona o cadastro e outros detalhes”, resume o coordenador do Florir.
“Buscamos com essa atividade fortalecer esses vínculos tanto da família com adolescente, quanto do adolescente com a sociedade e da instituição para com a família”, finaliza Paulo Esdras.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo