Da esq. para a dir.: Patrícia Matias, Isabela Olsen e Paula Karine.

Em fevereiro deste ano, a cientista social, agente cultural e comunicadora Isabela Olsen lançou no jornal Gazeta de Toledo, o programa Cultura da Saúde.

Com conteúdo inovador, são realizadas lives semanais, transmitidas aos sábados, às 10h30. Durante a semana, às quintas-feiras, também são feitas as lives de alguns quadros pensados pelo programa.

Além do quadro Psicologia e Sociedade, que traz temas e pautas do ponto de vista da psicologia, através da participação de psicólogas(os) da cidade de Toledo, também foi feito o lançamento de outro quadro, A Arte de Fotografar. Nele, a anfitriã recebe fotógrafos(as) de toda região para divulgarem seus projetos e conversar sobre experiências com a fotografia.

“O objetivo geral do programa vai além do marketing de serviços diversos, a fim produzir conteúdo e compartilhar saberes sobre as mais diferentes abordagens, práticas e serviços voltados para a saúde, seja para o indivíduo ou para a sociedade. Dessa forma, contribui também para popularizar áreas como a Psiquiatria, Psicologia e das Práticas Complementares e Integrativas, tendo em vista que promover acolhimento digital terapêutico e saúde mental em tempos de pandemia, está entre os principais objetivos”, conta Isabela.

Além dos descritos acima, há expectativa para lançar outros dois quadros: o Contando Histórias e o Música com a Alma.

De acordo com Isabela, “o primeiro visa abrir espaço para trazer experiências de pessoas que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento político, sociocultural, econômico, entre outros aspectos, da cidade de Toledo e região”.

Já o segundo, “será voltado para partilhar saberes e divulgar projetos e serviços que envolvem música e, sobretudo, trazer experiências de pessoas que fazem música com a alma”, explica.

Nesta quinta-feira (25/03), acontece o segundo encontro do Psicologia e Sociedade, que ocorre sempre quinzenalmente e foi iniciado com as psicólogas Patrícia Matias e Paula Karine.

Nessa próxima live, será feita uma abordagem sobre o luto, seus processos e a elaboração da perda, do ponto de vista da psicologia.

“Além de ser um conteúdo recorrente nos consultórios, o momento em que estamos vivendo o torna muito pertinente. Na live poderemos de alguma forma, contribuir e amenizar tanta dor diante do luto coletivo que paira sobre nós”, conta a psicóloga Patrícia Matias.

“Assuntos relacionados a morte e ao luto sempre foram tabu e até por isso não sabemos lidar com o nosso próprio sofrimento, ao perder alguém ou com o luto de pessoas próximas. Precisamos falar sobre isso para não tornar esse momento difícil, ainda mais pesado”, conclui a psicóloga Paula Karine.

Confiram a programação das lives no Instagram do Programa @cultura.da.saude e nas mídias sociais da Gazeta de Toledo. As lives são sempre transmitidas por nossos canais (Facebook e Instagram), e profissionais interessados(as) em participar, podem em contato.