Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programa Agente Mirim é lançado em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Iniciativa foi aprovada na Câmara de Vereadores

A Escola Municipal São Francisco de Assis e a Escola Municipal São Luiz receberam na terça-feira (26), o lançamento do Agente Mirim em Toledo. O programa é destinado a estudantes da rede municipal de ensino e oferecerá conhecimento sobre como prevenir e combater o Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus.

No momento do lançamento os estudantes ganharam, além de materiais educativos sobre o tema, um colete personalizado do programa, tornando-os oficialmente agentes mirins. A criação do programa se deu pela Lei Nº 2.459/2022 e prevê que as atividades aconteçam de forma mensal nas escolas, sendo na última sexta-feira de cada mês e na semana que antecede o Dia Nacional de Combate à Dengue (19 de novembro). 

A coordenação das atividades nas escolas será feita de forma conjunta pelas secretarias de educação e saúde. As ações do Agente Mirim, ainda em 2023, devem ficar restritas às turmas dos 4º anos de 36 escolas. Em 2024, está previsto que todas as escolas recebam a iniciativa.

Na prática, a proposta é de que os estudantes conheçam mais sobre a rotina do agente de endemias e sua atuação no combate e prevenção a estas doenças causadas pelo mosquito. O que aprenderão na escola poderá ser levado além dela, ou seja, para suas casas e para a comunidade, no bairro e nos distritos. Os alunos se tornarão mais conscientes e agentes da transformação dessa causa agora e também no futuro.

O Presidente da Câmara de Vereadores e autor da Lei que criou a iniciativa, Dudu Barbosa, explicou o impacto positivo da causa. “Não podemos esperar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. Só vamos mudar uma cultura quando temos uma geração com mais conhecimento. Através da educação mudamos a realidade no combate à dengue e demais doenças”.

Lançamento na Escola Municipal em São Luiz do Oeste. Foto: Divulgação

Participação

Também estiveram presentes, os vereadores Leoclides Bisognin, Geraldo Weisheimer, o Prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt, a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, a Secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, a coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konnig,  professores, estudantes, servidores do executivo e legislativo e também a imprensa.

Fonte: Decom/Câmara Municipal de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real