Foto: Fabio Ulsenheimer/Secom

A Secretaria de Recursos Humanos empossou nesta quinta-feira (18) cinco professores T-20 e dois assistentes em administração aprovados no Concurso Público 01/2019. Eles atenderão a demanda e as necessidades profissionais de escolas onde outros profissionais se aposentaram ou solicitaram exoneração. A cerimônia aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura. 

Na ocasião, os novos servidores receberam orientações sobre Plano de Cargos, descontos, benefícios, direitos e puderam esclarecer dúvidas sobre a vida funcional. “Fizemos a acolhida pela Secretaria de Educação (Smed) e já encaminhamos eles para as devidas escolas de acordo com as necessidades estabelecidas. Ressaltamos que a partir de hoje os profissionais acolhidos estão numa grande equipe de profissionais da Educação”, salientou o diretor de Administração Escolar, Genelle Krambeck.

“Quando se trabalha numa verdadeira equipe não há obstáculos que não possam ser superados, tão pouco sucesso que não possa ser alcançado”, disse o diretor aos novos servidores. 

O diretor de Gestão de Pessoal, Willian Voss, disse que esse momento é simbólico e importante, pois é uma forma de suprir, mesmo que minimamente, a defasagem de profissionais da Administração Pública. A Lei Federal 173/2020 impede que os poderes (municípios, estado, união) assumam novas despesas até o final de 2021. Apenas em três circunstâncias é possível repor servidores: em caso de aposentadoria, exoneração ou óbito. 

Empossados

Para o cargo de assistente em administração I, Manuela Cargnelutti Torres da Silveira e Pedro Augusto Kaster foram empossados nesta manhã. Já para ocupar o cargo de professor II T20, foram empossados Luiz Vilson Scheid, Lilian Késia Muniz de Souza, Danyele Lizzi da Silva, Cleonice de Santana Miranda e Katlyn Nathyely Lamb. 

A professora Lilian Késia Muniz de Souza era concursada no município de Corbélia e optou em dar continuidade a sua vida pública em Toledo, onde o marido também recém se estabeleceu. “Agora vai ficar mais fácil para ambos, além de Toledo ser uma referência em Educação, então não foi uma decisão difícil. Me sinto realizada em poder fazer parte do corpo de servidores daqui”, declarou entusiasmada após a posse. 

Logo após a posse, os servidores já escolheram o local de trabalho com base nas disponibilidades apresentadas. Lilian optou pela Escola Municipal Ivo Welter, no Santa Clara IV. “Será um desafio diferente realizar o ensino remoto, estou ansiosa para que esse trabalho se inicie o quanto antes. Claro que preferimos o presencial, mas nessa loucura que estamos vivendo temos que respeitar o momento”, concluiu.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação