Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Professor da Unioeste lança seu novo livro em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Capa do Livro (Criação: Ana Cláudia Ribeiro

O Prof. Dr. Marcos Flávio Pinto Moreira, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, lançou no sábado, dia 7/Setembro, às 20h na Rocket Barbearia, o seu novo livro, “Scilab aplicado à Engenharia Química”.

O livro ensina o leitor a resolver problemas de Engenharia Química utilizando o software livre Scilab, o qual pode ser instalado gratuitamente a partir de www.scilab.org São apresentados problemas resolvidos sobre diversos tópicos (mecânica dos fluidos, transferência de calor, termodinâmica, operações unitárias, secagem, cálculo de reatores, controle de processos, métodos numéricos, etc) juntamente com todos os códigos de programação utilizados. O livro conta também com problemas propostos para serem resolvidos com auxílio do software Scilab e com uma seção de apêndices que serve de suporte para os capítulos anteriores. A obra pode ser utilizada em cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia Química e em áreas afins e está disponível pela editora E-Papers.

Sobre o Autor

Lançamento no dia 7/9/2019 na Rocket Barbearia (foto: Carlos Chiossi)

O Professor Marcos Moreira nasceu no dia 07/09/1975 em Alegrete-RS, graduou-se em Engenharia Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Rio Grande-RS). É mestre em Secagem e doutor em Transferência de Calor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos-SP). Possui dois anos de pós-doutorado realizado no Centro de Secagem/DEQ-UFSCar. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus de Toledo-PR). É autor do livro “Operações Unitárias da Engenharia Química utilizando o Excel/VBA” e administrador do canal Professor Marcos Moreira.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real