Os serviços mais demandados na programação dos casais, como Teatros (-14,92%) e Show Musical (-2,81%) registraram quedas.

Celebrar o dia dos Namorados ficou 2,35% mais caro, ficando abaixo da inflação registrada pelo IPC-10/FGV entre junho de 2018 e maio de 2019, que foi de 5,06% para o mesmo período. Os serviços mais demandados na programação dos casais, como Teatros (-14,92%) e Show Musical (-2,81%) registraram quedas. No entanto, Cinema (6,83%), Bares e Lanchonetes (4,01%), Restaurantes (3,31%) e Hotel/Motel(3,04%) subiram mais que a inflação média dos presentes e serviços do dia dos namorados, que ficou em 2,35%. O levantamento foi feito pelo pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) Igor Lino e pelo coordenador do IPC do FGV IBRE, André Braz.

“Os preços estão convidativos, mas a economia está fraca. Poucas oportunidades de emprego tendem a diminuir o consumo. Usar a criatividade e gastar com moderação é uma boa estratégia para celebrar o dia dos Namorados”, pontuou André Braz, coordenador do IPC do FGV IBRE e um dos responsáveis pela pesquisa.

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Outra boa notícia está nos preços dos presentes. Em média, o aumento foi de 1,22%, abaixo da inflação medida pelo IPC-10/FGV. Dentre os itens para presentear: Calçados Femininos (-1,02%), Perfume (-0,99%), Relógio (-0,73%), Calçados Masculinos (-0,26%) e Aparelho de DVD e Blu-Ray (-0,23%) registraram queda em seus preços. Ainda neste segmento, a maior alta foi registrada nos preços de Cinto e Bolsa, 7,39%.

“Evitar parcelamentos é uma boa estratégia para manter o orçamento no azul. Compras à vista de presentes que cabem no orçamento são indicados”, alertou o economista. Fonte: IPC-10/FG .