Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Produtores rurais da região de Toledo participam do 3º Encontro de Líderes Rurais

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

A terceira edição do Liderança Rural, cultivando conexões do Sistema FAEP/SENAR-PR esteve em Toledo nessa quarta-feira, 21, e reuniu mais de 300 pessoas. O 3º Encontro de Líderes Rurais, promovido desde 2019, foi realizado no Olinda Hotel e Eventos. O encontro itinerante promove o intercâmbio de ideias e fortalece o associativismo e o surgimento de novos líderes no meio rural.

O presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette disse que neste ano, o evento já passou por Londrina, Cambará, Pato Branco. Nessa quarta, esteve em Toledo, e ainda vai passar por Umuarama, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava, Carambeí e Campo Largo. “Esses eventos vão percorrer o Paraná para comprovar que o setor rural está unido para obter conquistas e continuar crescendo. O Sistema FAEP/SENAR-PR sempre vai estar ao lado dos produtores e dos sindicatos, trabalhando para formar mais e novas lideranças. Queremos que esses milhares de produtores presentes nos dez eventos sejam líderes em seus municípios e regiões daqui para frente”, diz.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar. Foto: SENAR

Ágide Meneguette ressalta a importância dos encontros. “É um evento que sentimos na sociedade brasileira que é uma democracia que o nosso setor está muito desorganizado na área política e de representatividade. Então a ideia desses dez eventos é mostrar a família rural, aos produtores, a formação de novas lideranças”.

SINDICATO DE TOLEDO – O vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Edenilson Carlos Copini disse que é uma satisfação receber esse encontro em Toledo. “É uma honra reunir presidentes de vários sindicatos da região. E esse evento é um grande desafio, porque precisamos deixar sucessores, o objetivo do Sindicato é treinar novos lideres das comunidades, de associações, porque são eles que irão buscar conhecimento e vão trazer as demais pessoas que estão envolvidas nos processos”.

As mulheres também estiveram presentes no encontro. E o público feminino ganha cada vez mais espaço no agronegócio, cultivar conexões é fundamental. Copini conta que dentro do Sindicato existe uma estrutura da comissão das mulheres. “São dois anos com esse trabalho, porque sabemos da complexidade e diversidade que tem dentro de uma propriedade, e também a dificuldade de se encontrar mão de obra para o agronegócio, isso faz levar essa interação para que a propriedade tenha uma melhor condição de gestão, de melhoria na parte estrutural, porque as mulheres são mais delicadas e tem uma percepção melhor.  Recentemente, o Sindicato ofereceu um curso de máquinas agrícolas para as mulheres. Foram 20 mulheres que aprenderam a lidar com as máquinas. Porque elas podem ser líderes também” enfatiza.

Edenilson Copini, vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo. Foto: SENAR

O 3º Encontro de Líderes Rurais tem como tema: cultivando conexões. “É toda uma estrutura que vem se trabalhando por meio da FAEP, que vem dando suporte aos sindicatos. E percebemos no evento; crianças, jovens, adultos, que estão tendo uma interação desses processos, porque o agro está passado por um momento, a exemplo de todos os setores, tecnológicos, e a minha geração tem um pouco de dificuldade, mas é um caminho sem volta. Temos que conectar toda essa cadeia e essas idades para que no futuro os nossos sucessores possam desenvolver um Brasil parecido com os países europeus. As tecnologias estão vindo para cá, temos que preparar essa nova geração”, afirma Edenilson Copini.

O evento em Toledo foi composto por três blocos, com temas como representatividade, capacitação e liderança, envolvendo os participantes em dinâmicas por meio de estudos de caso, apresentações, atividades de integração e falas de representantes rurais da região.

Em um desses momentos, o consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR Claudinei Alves propôs uma dinâmica para discutir a solução de um problema real, a taxação do setor rural, proposta pelo governo estadual. No caso, os participantes deveriam avaliar se a medida era legal e o que poderia ser feito com a ferramenta da representatividade política para impedir a taxação dos produtos agropecuários.

“Temos a necessidade de entender os problemas que estão fora da porteira, porque os que estão dentro vocês já conhecem. O conceito de liderança está relacionado com a capacidade de influenciar pessoas, seja no pensamento, no sentimento ou no comportamento”, afirmou Alves.

Para encerrar o evento, no último bloco, denominado “Representatividade”, os produtores rurais puderam conhecer mais detalhes da atuação da FAEP e dos sindicatos rurais. Essas entidades, em âmbitos regional e municipal, respectivamente, buscam resolver os problemas do setor por meio da representatividade. As apresentações dessa etapa foram feitas pelo coordenador do Departamento Técnico e Econômico, Jefrey Albers e pelo gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Henrique Salles Gonçalves.

“Eu amo o SENAR-PR. O primeiro curso que fiz foi o [Programa] Empreendedor Rural e a partir daí não parei mais. Já fiz mais de 10 cursos. Cada vez que faço um novo curso, levo para a minha propriedade conhecimento e empreendedorismo. Eu não fico mais sem o SENAR-PR”, declara a produtora Vanice Zitterell, de Cascavel.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2800 – 16/12/2025

Cotações em tempo real