Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Produtores integrados à BRF trabalham com genética suína diferenciada

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Companhia fomenta a ampliação da atividade em diferentes estados com mais de 700 extensionista, quatro granjas experimentais e amplo suporte aos integrados

Antes de a proteína chegar à mesa do consumidor, é no campo que começa a jornada de produção de uma carne nobre. Para a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, o trabalho qualificado dos produtores integrados e o apoio constante dado a eles é o que torna possível ofertar ao mercado, doméstico e mundial, uma carne suína diferenciada.

Os 3,2 mil suinocultores integrados à BRF trabalham com uma genética refinada há décadas. Cerca de 70% dos animais alojados são fruto de anos de aprimoramento, explica o diretor corporativo de Agropecuária da BRF, Guilherme Brandt. “Com isso, temos hoje no mercado brasileiro o cruzamento de genéticas dos Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca e Holanda, por exemplo”, detalha o executivo.

Os produtores que se unem à Companhia na atividade contam com informações e pesquisas feitas em quatro granjas experimentais da BRF, localizadas em Videira, Concórdia e Chapecó, em Santa Catarina, e Catanduvas, no Paraná. Nessas unidades, cerca de 40 mil animais fornecem insumos para pesquisas, coleta de dados e estudos.

A genética diferenciada traz ganhos de qualidade, econômicos e sustentáveis. Isso porque um dos destaques da genética ofertada pela BRF é a excelente conversão alimentar. Ao ofertar ao produtor um animal que precisa consumir menos ração, e consequentemente gerando menos dejetos, a BRF contribui para a sustentabilidade global, acrescenta Brandt.

Ao atuar como integrado à BRF, o produtor pode consultar estatísticas de maior abrangência e melhorar constantemente o manejo, além de outros recursos de suporte à gestão das granjas. Mais de 700 extensionistas estão em contato direto com os integrados, além do aplicativo BRF Agro, que permite a eles uma consultoria individualizada a qualquer momento.

Para os novos parceiros, explica Brandt, a Companhia oferece todo o apoio ao projeto inicial, o que inclui desde questões envolvendo licenciamento ambiental até o apoio financeiro. “Além de suporte em todas as etapas da produção, a BRF oferece garantia de comercialização. Isso permite ao produtor se dedicar mais à produção, sem precisar ir ao mercado negociar e tendo linearidade para prever rendimentos”, observa Brandt.

Aos integrados que possuem lavouras de milho e soja, a Companhia oferece ainda a possibilidade de negociar com a própria BRF este insumo por meio de um aplicativo. O que também traz ganhos de tempo a ser direcionado ao manejo e aos cuidados com o plantel. Ser um suinocultor integrado à BRF também permite ao produtor obter crédito em bancos com custos reduzidos.

Suporte desde o início do projeto

Além do apoio técnico nos financiamentos, a Companhia proporciona aos produtores que optam por financiar a construção ou adequações de uma granja um incentivo financeiro ao longo do período em que ele pagará o empréstimo. “Isso é direcionado diretamente ao banco, como uma forma de garantia, e essa solidez é um diferencial para os agentes financeiros, permitindo melhores condições de financiamento”, explica o diretor corporativo de Agropecuária da BRF.

Foi o suporte da Companhia, desde o começo, um dos fatores determinantes para que Everton Graffitti, de Putinga, no Rio Grande do Sul, decidisse deixar de lado o trabalho na Construção Civil para investir na suinocultura. Ao lado do sogro, João Giacomini, em agosto de 2020, ele decidiu diversificar os rendimentos obtidos com a produção de erva-mate na propriedade localizada no Vale do Taquari. Na época, buscaram a BRF para começar o novo negócio e, desde então, os resultados são celebrados diariamente, assegura Graffitti.

“Comecei a construir a primeira granja com orientação da empresa em agosto do ano passado. Em abril deste ano, entreguei o primeiro lote de 1 mil leitões. Tivemos apoio no projeto desde a análise ambiental até a melhor posição solar para fazer a obra”, conta Graffitti.

O retorno, assegura o novo integrado, vem em diferentes frentes. Ele conta que tem ganhos até com os dejetos, que viram fertilizantes para os ervais. “Deixamos de gastar R$ 15 mil com fertilizante para a produção de erva-mate”, conta Graffitti.

Novas tecnologias e incentivos para aumentar a produção

Em Relvado, também no Vale do Taquari, Edimar Turatti deixou o gado leiteiro para ampliar a suinocultura. O produtor, que já contava com creche para 4 mil leitões, terá espaço neste ano para até 10 mil animais. A suinocultura, diz Turatti, é uma herança de família e a experiência de outros anos lhe permite afirmar que um dos diferenciais da BRF é a genética ofertada. Integrado há quatro anos, ele calcula que a conversão alimentar é cerca de 5% melhor do que a verificada nos animais que criava anteriormente.

“Isso sem falar do atendimento de técnicos e veterinários e estabilidade no negócio, com garantia de compra dos animais. Temos segurança para ampliar o negócio e investir em um sistema de climatização moderno, reduzindo o trabalho mais braçal”, diz Turatti.

Em Toledo, Oeste do Paraná, desde que começou a criar suínos, em Linha Recanto, há 33 anos, o produtor Ademir Geremias é integrado na BRF. Em maio, a granja recebeu a primeira entrega de material genético a produtor integrado da BRF feita por meio de um drone. No teste, o drone entregou doses de sêmen suíno para inseminação. “Foi como ver o futuro chegando”, lembra o produtor. Para Geremias, a tecnologia e a solidez da Companhia passam segurança: “A gente só se preocupa em produzir”, resume o produtor.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da BRF

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2810 – 24/02/2026

Cotações em tempo real