Foto: Gabriel Rosa/AEN

Da Redação

No município de Toledo a cobertura da vacina da dengue está bem abaixo da expectativa, de acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Paula Franciele da Silva, a procura vacinal está em apenas 15% do público-alvo. “A vacinação não tem data definida para o término. A previsão é de uma cobertura de 90% do público-alvo entre 10 aos 14 anos”. Ela disse que em Toledo a campanha continua atendendo pessoas nessa faixa etária. “A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde”, afirma.

PR –  De acordo com dados do Vacinômetro Nacional, o Paraná aplicou 44.967 vacinas das 116.130 doses enviadas ao Estado, perfazendo cerca de 38,72% de adesão a vacina (dado extraído com filtro: vacina dengue atenuada, transcrição de caderneta sim e não, estratégia de vacinação de rotina, ano 2024).

O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue. A medida valerá para as localidades que tenham lotes com vencimento em 30 de junho e 31 de julho.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A pasta recomendou que os governos locais liberem, de forma preferencial, a aplicação dessas doses para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Atualmente, a campanha de imunização é voltada para pessoas de 10 a 14 anos.

Público-alvo entre 10 aos 14 anos. Foto: Carlos Rodrigues

Conforme a 20ª Regional da Saúde (RS), do município de Toledo, que abrange 18 municípios, o Ministério da Saúde encaminhou em abril para a Regional aproximadamente 26.500 doses da vacina. Toledo recebeu cerca de 9.400 doses.

O chefe da 20ª RS, dr. Fernando Pedrotti reforça que é a vacina é uma ferramenta importante na prevenção da dengue. “Mas não há nada, absolutamente nada, que substitua os cuidados básicos de prevenção. Mesmo que tenhamos ou tivéssemos toda a população alvo vacinada, necessitaríamos manter os cuidados, uma vez que ela não está indicada para todos os públicos e o Aedes aegypti é transmissor de outras doenças, a exemplo da Chikungunya e do Zika vírus”.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), que reúne as vacinas aplicadas gratuitamente pelo SUS, oferta o imunizante Qdenga. O imunizante começou a ser oferecido em fevereiro deste ano nas unidades públicas de saúde.

DENGUE EM TOLEDO – O município registrou, desde agosto de 2023, 8.656 casos, (8.627 autóctones e 29 importados) no atual ano epidemiológico. 43 óbitos e 13.665 notificações relacionadas à doença. Das 43 mortes registradas, 18 são de pessoas do sexo masculino e 25 do feminino. Deste total, 41 envolveram pacientes com comorbidades e a idade média dos falecidos é de 72,2 anos.