O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo) retomou na última segunda-feira (13) os atendimentos presenciais ao público. Contudo, para evitar a disseminação do novo coronavírus, o órgão adotou várias medidas para evitar aglomerações, realizando somente até dois atendimentos simultâneos em suas dependências internas – quando a demanda momentânea for superior a esta, a fila de espera será formada na parte externa, mantendo distância segura conforme demarcações feitas na calçada.

O coordenador do Procon, Wellington José de Oliveira, explica que as restrições não se aplicam somente ao espaço físico. Por ora, estão sendo feitos somente atendimentos preliminares, aquele em que a equipe do órgão realiza o primeiro contato com o fornecedor a fim de encontrar alguma solução. “Enquanto durar esta pandemia, tanto a abertura de processos e quanto as audiências estão suspensas. Contudo, algumas empresas não retomaram suas atividades ou estão com seus canais de atendimento temporariamente inativos, o que prejudica nossos atendimentos preliminares, tornando mais demorada a solução dos problemas que chegam a nós”, observa.

Para estes casos, Wellington recomenda o uso da plataforma Consumidor, do governo federal, disponível no site ou pelo aplicativo consumidor.gov.br. “Grandes empresas de setores importantes como varejo, telefonia e bancário estão integradas a esta plataforma. Neste momento de pandemia de Covid-19, recomendamos usar esta ferramenta sempre que possível, dirigindo-se ao Procon só se não tiver outra alternativa”. salienta.

O coordenador sugere que quem integra grupos de risco desta doença, sobretudo idosos, entrem em contato com a equipe de atendimento antes de se dirigirem ao Procon/Toledo. “Se for realmente uma situação urgente e que não pode ser resolvido de outra maneira, temos um modelo de procuração que vamos enviar para estas pessoas mandarem um familiar, vizinho ou amigo de confiança representá-las neste atendimento preliminar. Estamos empenhados em impedir a circulação do novo coronavírus em Toledo e proteger os mais vulneráveis a ele”, destaca.

Esclarecimentos em geral estão sendo feitos pelo telefone (45) 3277-7555. Também podem ser dados pelo WhatsApp (45) 99973-6854 ou pelo e-mail procon@toledo.pr.gov.br, canais por onde consumidores também fazer suas denúncias.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo