De todas as reclamações em 2024, 46% estão relacionadas a assuntos financeiros. Foto: Decom/Pref. de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

No primeiro semestre de 2024, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo) registrou um aumento significativo nas reclamações relacionadas a empréstimos consignados não reconhecidos, especialmente envolvendo aposentados e pensionistas do INSS. Esse problema ocorre quando um empréstimo é feito em nome do beneficiário sem o seu conhecimento ou consentimento, resultando em descontos indevidos em seus benefícios. Essas fraudes geralmente são realizadas através do uso de documentos falsos ou informações pessoais roubadas.

A coordenadora do Procon de Toledo, Janice Finkler, informou que foi realizado um levantamento comparativo entre o primeiro semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024, identificando um aumento de 21% no número de reclamações. “É importante ressaltar que, comparando o ano inteiro de 2022 com o ano de 2023, já havíamos observado um aumento de 71% no número de reclamações. O número somente continuou aumentando. Houve um aumento considerável de 61% ao compararmos os números da sede antiga em 2022 com a sede nova em 2023. E agora, mesmo permanecendo na mesma sede no Jardim Tocantins, tivemos um aumento de 21% no primeiro semestre”, confirma Janice.

Janice Finkler, coordenadora do Procon em Toledo. Foto: Fabio Ulsenheimer

ASSUNTOS FINANCEIROS – Segundo ela, outro dado relevante nesse comparativo ao primeiro semestre de 2024 são os assuntos financeiros, que agora representam a maior parte das reclamações. “De todas as reclamações que recebemos em 2024, 46% estão relacionadas a assuntos financeiros. Dentro desses assuntos, há diversas categorias, como bancos, cartões de crédito, problemas em contas correntes e, especificamente, empréstimos não autorizados. Esses problemas relacionados a benefícios representam 32% do total de assuntos financeiros. Um terço das reclamações financeiras são de consumidores idosos, aposentados ou pensionistas, que nos procuram devido a descontos indevidos nas aposentadorias. Para esses consumidores idosos, minha dica é: primeiramente, bloqueiem seus benefícios para novas consignações. O consumidor tem em mãos uma ferramenta de proteção do benefício, que pode ser utilizada pelo aplicativo do Meu INSS. Com o CPF e a senha usados nas plataformas do GOV, é possível fazer esse bloqueio. Assim, caso os dados sejam comprometidos, o golpista não conseguirá inserir um empréstimo indevido no benefício. Essa é a grande dica que deixo para os aposentados, para evitar esses golpes”, enfatiza Janice Finkler.

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Para se proteger, é crucial que os beneficiários monitorem regularmente seus extratos de pagamento e entrem em contato com a instituição financeira imediatamente ao identificar qualquer desconto não autorizado. Caso suspeite de fraude, é recomendável procurar um advogado para tomar as medidas necessárias e buscar a devolução dos valores descontados ilegalmente.

Se precisar de assistência ou orientação sobre como proceder em casos de empréstimos não reconhecidos, o Procon pode ser um recurso valioso para ajudar a resolver o problema e proteger seus direitos como consumidor. O Procon Toledo fica na Rua Estéfano Secchi, nº 674, Jardim Tocantins.