Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procon/Toledo realiza pesquisa de preços de materiais escolares

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo)  realizou, nesta quarta-feira (14), a tradicional pesquisa de preços de materiais escolares no comércio de Toledo. A ação abrangeu seis estabelecimentos entre pequenas e grandes papelarias e lojas de departamentos. A previsão é que o resultado seja divulgado nesta quinta-feira (15) nos canais oficiais da Prefeitura de Toledo.

O objetivo da pesquisa é obter a média de valores dos itens para que os consumidores possam se orientar durante as compras que antecedem o início do ano letivo. As lojas não são identificadas, para não que não haja propaganda ou direcionamento para estabelecimentos específicos.

O agente fiscal do Procon/Toledo, Lucas Elsner, explica que o órgão não indica locais com preços mais baixos ou mais altos, mas fornece uma base para o consumidor pesquisar. “Nós, fiscais, nos dividimos e fazemos uma pesquisa in loco nos estabelecimentos. Fazemos realmente uma varredura na loja para ver o que tem e o que não tem”, informou.

Lucas acrescentou que são avaliados aproximadamente 115 itens – como cadernos, lápis de cor, papel sulfite, apontadores, borrachas, cadernos, canetas, giz de cera, tinta guache – para verificação de preços. “Com todos esses dados em mãos, é feito o lançamento em uma planilha de controle interno. Dentro dessa planilha tem os cálculos de diferenças de valores e as variações, cujo resultado é divulgado para a população”, esclareceu.

Douglas Inocêncio é proprietário de uma livraria e papelaria que recebeu os fiscais do Procon/Toledo para pesquisa de preços. Para ele, a expectativa é boa para o período que antecede a volta às aulas. “Fizemos um investimento em materiais e na estrutura da sala para atender bem os clientes, e a expectativa é a melhor possível. Nos baseamos no que normalmente tem nas listas de materiais para adquirir os produtos. Acredito que mais para o final do mês devemos ter um lucro maior com as vendas na loja”, avaliou.

Volta às aulas – Na rede municipal, o ano letivo está previsto para iniciar no dia 2 de fevereiro. Um evento de abertura oficial do ano letivo, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, para professores de escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis), está marcado para o dia 29 de janeiro.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real