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Procon/Toledo realiza mutirão de renegociação de dívidas e orientação financeira

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Foto: ilustração

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo) participa, até o próximo dia 30, de um mutirão nacional de renegociação de dívidas e orientação financeira. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Procon do Paraná, e busca oferecer aos consumidores uma nova oportunidade de negociação de débitos diretamente com as instituições financeiras.

O atendimento ocorre de forma totalmente online, por meio da plataforma Consumidor.Gov, ambiente digital mantido pelo Governo Federal para intermediação de conflitos entre clientes e empresas. Também é possível negociar diretamente com o banco em que o consumidor possui conta ou dívida. 

Para participar, o interessado deve realizar um cadastro nesta plataforma, criando login e senha. Ao registrar o relato do problema, é necessário indicar o interesse em participar do mutirão e informar o valor que pode pagar mensalmente. A partir desse momento, a instituição financeira tem até dez dias para apresentar uma proposta de negociação, e o consumidor dispõe de mais 20 dias para avaliar a resposta recebida.

O mutirão, contudo, não contempla dívidas que tenham bens dados como garantia (como financiamentos de veículos, motocicletas ou imóveis), nem contratos com parcelamentos em dia ou débitos já prescritos. A iniciativa foca em renegociações de débitos em atraso, com a intenção de restaurar o equilíbrio financeiro das famílias e permitir que os consumidores retomem o controle de suas finanças.

Além da negociação de dívidas, a ação também promove orientação financeira, com apoio do Meu Bolso em Dia. Este portal oferece conteúdos e ferramentas para o planejamento do orçamento doméstico e o uso consciente do crédito.

De acordo com a coordenadora do Procon/Toledo, Janice Finkler, o mutirão tem o objetivo de facilitar o diálogo, reduzir o endividamento e estimular práticas de consumo consciente. “É uma oportunidade para o consumidor, que está com alguma dívida pendente negociar com seu credor e ter um pouco mais de tranquilidade, colocando sua vida financeira em dia”, pontua.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

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