Primeiros testes do Natal de Luzes da Itaipu revelam: vem aí um grande espetáculo

    Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.

    A iniciativa da margem brasileira da usina de Itaipu é um agradecimento à população de Foz do Iguaçu, que tem no seu DNA o acolhimento.

    “Nossa gente, que vem passando por um ano de grandes transformações e acolheu com muito carinho e respeito as propostas da nossa gestão, merece uma festa linda para celebrar a vida”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

    O projeto do Natal de Luzes foi desenvolvido com base numa proposta apresentada pelas áreas de Comunicação Social e Turismo de Itaipu.

    A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, empresa de São Paulo (SP) pioneira no Brasil na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do video mapping (mapeamento de vídeo). No seu portfólio, um dos destaques é a criação do “abraço do Cristo Redentor”, no Rio de Janeiro, dentro da campanha “Carinho de Verdade”.

    Os testes desta segunda-feira foram para verificar a precisão de imagem e forma e, também, como ficam as cores na fachada e telhados da catedral. Além da projeção mapeada, com um roteiro surpresa, o terreno da catedral abrigará uma vila de Natal para visitação do público.

    Em vários pontos, será possível posar para fotos. Tudo será montado com segurança, atendendo rigorosamente os protocolos sanitários, com respeito ao distanciamento social, distribuição de álcool em gel e obrigatoriedade do uso de máscaras, entre outros.

    Serão várias sessões para que todos tenham a oportunidade de ver o espetáculo de Natal – até então  inédito em Foz do Iguaçu. Não haverá cobrança de ingresso, mas quem quiser poderá levar um quilo de alimento não perecível como entrada. As doações serão repassadas para entidades beneficentes.

    Na Catedral

    A escolha do local não aconteceu por acaso. O Gramadão da Vila A, tradicional palco do Natal de Itaipu, está passando por obras de revitalização. A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe fica quase ao lado e oferece as condições necessárias para o espetáculo.

    O Natal de Luzes da Itaipu integra os esforços da campanha “Vem pra Foz”, desenvolvida pela usina e parceiros para atrair visitantes.  O Destino Iguaçu foi um dos primeiros a voltar a receber turistas. A cada feriado, desde o lançamento da campanha, o movimento cresce, nos atrativos, hotéis na gastronomia.

    Inovação e sustentabilidade

    A festa de Natal promovida este ano por Itaipu será a mais inovadora e sustentável celebração natalina já preparada pela usina para presentear a cidade e a região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

    Para o padre Clodoaldo Isidoro Frassetto, será uma grande celebração. “Nossa catedral será um ponto de encontro de agradecimento e comemoração pela vida”, diz o pároco.

    A técnica de projeção mapeada permite lançar imagens em uma estrutura tridimensional, que é previamente mapeada por um software. Enquanto a projeção plana não possibilita a manipulação da luz, a mapeada permite que a luz seja direcionada exatamente para a área que receberá o conteúdo visual, criando a ilusão de que o vídeo se encaixa na estrutura.

    Artistas locais

    Além da projeção, a área da catedral também receberá decoração temática de luzes, com Papai Noel, bola colorida gigante e outros brinquedos, além de barraquinhas de artesanato.

    Os turistas e moradores serão recepcionados pela Troupe Luz da Lua, uma forma encontrada para valorização dos artistas locais. A vila permanece montada até a primeira semana de janeiro, para ajudar a movimentar o turismo também naquela região do município.

    Fonte: Assessoria

    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    Facebook
    Twitter
    Youtube
    Instagram