Começaram nessa segunda-feira (11) os atendimentos jurídicos gratuitos aos casais inscritos no Casamento Coletivo Cidadão, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS). Em parceria com a Faculdade Assis Gurgacz (FAG), acadêmicos do curso de Direito estão orientando sobre tipos de regime de casamento, esclarecendo dúvidas e realizando encaminhamentos para regularização civil da união. Nesta primeira etapa, 10 casais receberam orientações jurídicas gratuitas. Os atendimentos continuam sendo realizados aos casais inscritos até setembro.
Toda a organização dos atendimentos foi realizada pela equipe da SDHS, como o agendamento dos casais, documentação e horários. A FAG disponibilizou a estrutura e o atendimento dos acadêmicos de Direito, com apoio da coordenação do curso. “Todos os casais foram devidamente atendidos e foram orientados sobre os regimes de casamento e puderam fazer suas perguntas”, avaliou a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Cristina Becker.
O Casamento Coletivo Cidadão recebeu mais de 190 inscrições este ano. Do total, 50 casais atenderam todos os critérios estabelecidos no edital e poderão participar da cerimônia. O evento está marcado para o dia 8 de novembro, no Salão Comunitário Multiuso do bairro São Francisco.
Cristina acrescentou que a preparação do evento está tudo dentro do previsto. “Os casais terão a oportunidade de oficializar a união com todo suporte necessário para habilitação no registro civil”, destacou.
Ela explicou que cada casal receberá um kit festa, incluindo bolo, salgados e doces, preparados pela Cozinha Social. “Será um momento especial, marcado por um ambiente acolhedor, organizado com decoração preparada para abrilhantar a cerimônia. Mesmo sendo realizado com diversos casais simultaneamente, cada união receberá respeito e atenção, tornando o dia especial”, concluiu Cristina.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo