O Sindicato Rural de Toledo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) realizam os primeiros cadastramentos de propriedades rurais que passam a integrar um projeto voltado ao aperfeiçoamento da pecuária leiteira. Trata-se da Assistência Técnica e Gerencial (AteG), iniciativa do Sistema Faep/Senar-PR, que chega a Toledo com o propósito de contribuir para a evolução da cadeia produtiva do leite.
No Sítio Arndt, em Linha Dois Marcos – Distrito de Vila Nova, os produtores Luiz Arndt e Marlize Sturm são os primeiros a assinar adesão ao projeto. O casal considera uma excelente iniciativa e não pensou duas vezes em se inscrever no projeto da AteG. Tanto é verdade que, enquanto participava de um curso do Senar, no Sindicato Rural, Marlize já deixou seu contato para formalizar a adesão. Atualmente, os produtores rurais possuem 33 cabeças de gado na propriedade de 3 alqueires, sendo 15 vacas. Luiz quer participar da AteG porque tem planos de agroindustrializar a produção, uma vez que visualiza possibilidades de ganhos com a produção de derivados.
A Assistência Técnica e Gerencial quer justamente isso: chegar até o pecuarista, conhecer a realidade da propriedade rural e a atividade que desenvolve para que o técnico e o produtor dialoguem a respeito do sistema produtivo, avaliem os custos reais e percebam eventuais necessidades de melhorias para aumentar a produção e os ganhos com a atividade leiteira.
PRODUTOR RURAL: INSCREVA-SE!
As visitas continuam sendo realizadas a fim de formar o grupo de produtores que receberá a assistência técnica gratuita por um período de dois anos. Na visita à propriedade para formalizar a adesão ao projeto, os produtores são orientados a respeito do funcionamento da AteG.
Produtores interessados podem entrar em contato com o Senar-PR, por meio do WhatsApp (45) 9-9972-3959.
A iniciativa de prestar essa assistência técnica ao produtor é elogiada pelo presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri. “É uma excelente oportunidade para o produtor que deseja melhorar a produção e dar um passo maior na atividade”, afirma.
Fonte: SRT