Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Primeira mulher a presidir entidade de transporte de valores quer resgatar o protagonismo do dinheiro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Daniele Capobiango assume a ABTV e a Fenaval em um momento desafiador da percepção da circulação do papel moeda em um país de dimensões continentais

A primeira mulher a presidir a ABTV (Associação Brasileira de Transporte de Valores) e a Fenaval (Federação Nacional de Transporte de Valores), Daniele Capobiango, assume com a missão de resgatar o protagonismo do papel moeda na percepção da sociedade. Com todas as atenções voltadas ao PIX e a meios de pagamento eletrônico, cerca de 70% da população ainda usa o dinheiro, marca acima de cartões de crédito e débito.

A popularização dos meios de pagamentos digitais cresceu, mas não impactou sensivelmente a circulação atual de papel moeda, segundo dados do Banco Central (BC), de mais de R$ 340 bilhões em cédulas e moedas na economia. Em 2019, eram R$ 280 bilhões circulando. Ainda de acordo com dados do BC, 20% da população brasileira adulta não tem conta em banco. 

“O Brasil é um país de dimensões continentais e a realidade da chamada Faria Lima não é reproduzida no Norte, Nordeste e em cidades do interior, por exemplo. O dinheiro em espécie segue fortalecido, é o único meio de pagamento por Lei que tem de ser aceito em qualquer estabelecimento e tem um papel social fundamental ao integrar pessoas não bancarizadas ou endividadas na economia”, diz a executiva.

O dinheiro físico continua sendo lastro importante para o dinheiro digital, que está nas contas das pessoas. Além de transportar o papel moeda para todos os cantos do país em diversos modais, é responsabilidade das empresas de transporte de valores as atividades de tesouraria e custódia do dinheiro. Atualmente, o carro-forte é apenas uma das áreas de atuação dessas empresas, que contam com blindados para produtos de alto valor agregado, como eletrônicos e farmacêuticos, por exemplo.

As empresas associadas à ABTV representam cerca de 90% do mercado de logística e transporte de valores. Já a Fenaval conta com 10 sindicatos filiados, com representação em todas as cindo regiões do país. Ampliar a atuação das entidades é outro desafio da executiva. Uma das missões de curto prazo é fortalecer a representatividade institucional junto às autoridades de segurança do país, como Polícia Federal, Ministério da Justiça, Exército e secretarias estaduais e municipais.

O planejamento para o quadriênio (2024/2027) prevê ainda a criação de verticais temáticas para aprofundar discussões tributárias/fiscal; recursos humanos/jurídico e trabalhista e negociações coletivas/relações sindicais, além de reforçar a condução das duas entidades nos mais altos padrões de governança e conformidade. “O compliance é fundamental para a construção e manutenção de organizações transparentes, confiáveis e sustentáveis” defende Daniele.

A chapa eleita tem como presidente do Conselho Marcelo Baptista de Oliveira e vice-presidente Sérgio Augusto França Patrocínio. Advogada especializada nas Relações Trabalhistas e Sindicais, Daniele Capobiango tem pós-graduação pela Fundação Dom Cabral em Gestão das Relações de Trabalho e MBA em Administração Legal e especialização em Liderança Sindical Empresarial pela GV Law. Atua há mais de 18 anos para empresas de grande porte e entidades sindicais patronais, a exemplo da Fiesp.

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real