Da Redação
O professor de economia da Unioeste -Campus Toledo, Jandir Ferreira de Lima, doutor em Desenvolvimento Regional (Ph. D.) pela Universidade do Québec (UQAC)/Canadá, Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), lembra que nesta terça-feira, 19, se completam 45 anos da 1ª Faculdade em Toledo, a Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato/Facitol, atual Unioeste/Campus Toledo, “com os cursos de Filosofia e de Ciências Econômicas; 19.8.1980”.
Breve histórico da Facitol
A Facitol foi criada em 19 de agosto de 1980, quando o então presidente João Batista Figueiredo autorizou oficialmente sua instalação em Toledo, com os cursos de Ciências Econômicas e Filosofia.
A origem da instituição remonta a um esforço coletivo iniciado em 1979, envolvendo empresários, integrantes do poder público, líderes religiosos e demais setores da sociedade civil, centrado na criação de uma instituição de ensino superior na cidade.
Em 22 de janeiro de 1980, foi oficializada a Fundação Municipal do Ensino Superior de Toledo (FUMEST), mantenedora da Facitol, juntamente com a formação do Conselho de Curadores.
Desenvolvimento e consolidação
Os cursos idealizados (Filosofia e Ciências Econômicas) receberam aprovação dos conselhos estaduais e federais, culminando na autorização do MEC em 19 de agosto de 1980.
Em 1986, ocorre a união das faculdades municipais da região, dando origem à Unioeste como Fundação Federação Estadual. Em 1987, foi transformada em Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Funioeste). Finalmente, em 23 de dezembro de 1994, a Unioeste é reconhecida como universidade multicampi.
Legado e impacto regional
O curso de Ciências Econômicas formou centenas de profissionais, muitos atuando como lideranças empresariais e políticas na região.
O curso de Filosofia, além de formar pensadores e educadores, ainda hoje se destaca, especialmente com a promoção do Simpósio de Filosofia, iniciado em 1996, que elevou sua inserção nacional e internacional.
Em 2021, ao completar 41 anos, o campus de Toledo já oferecia nove cursos de graduação, nove mestrados, quatro doutorados, e contava com mais de mil alunos de graduação e pós-graduação.
Memórias e desafios da fundação
O blog “hisTOOrias” traz depoimentos emocionantes sobre o contexto de fundação da Facitol:
O vestibular de 1980 ofertou pouco mais de 140 vagas no total (75 para Filosofia e 65 para Ciências Econômicas).
A construção da sede foi rápida (em apenas 60 dias), num espaço de 853 m², com custo de 10 milhões de cruzados — parte financiada pela própria comunidade e parte pela Prefeitura.
Apesar de amplo apoio, houve ceticismo: em cerimônia pública, críticos chegaram a lançar ovos e tomates, chamando pejorativamente a Facitol de “escolinha Walita” — um episódio que acabou fortalecendo o espírito da instituição.
Em resumo
Hoje, ao completar 45 anos em 19 de agosto, a Facitol representa muito mais que uma faculdade: é símbolo da luta coletiva pela democratização do ensino superior, pioneirismo acadêmico, e engajamento com o desenvolvimento cultural, econômico e social de Toledo e região. Sua trajetória influencia gerações — e continua escrevendo novos capítulos por meio da Unioeste, hoje sólida universidade multicampi.