Confirmando as previsões do início da semana, as chuvas começam a chegar no sul do país. As condições mudam na região devido à passagem de uma frente fria vinda do Uruguai. São previstas chuvas nas próximas 24 horas o Rio Grande do Sul, com precipitações entre 20 e 30 milímetros para o norte do estado.  

A tendência é que as chuvas fiquem mais volumosas a partir de quinta-feira (30), quando são previstas precipitações entre 50 e 70 milímetros no oeste do estado e precipitações de até 40 milímetros nas demais regiões.

De acordo com o Cosmo, no dia 31 são previstas chuvas para todo o Rio Grande do Sul, ficando os maiores volumes previstos para o norte do estado – com precipitações entre 50 e 60 milímetros. Já no Paraná, as chuvas mais volumosas devem acontecer no oeste do estado, com precipitação entre 30 e 40 milímetros. As mesmas condições são esperadas para Santa Catarina.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda há chuvas previstas para Minas Gerais ao longo desta quarta-feira (29). De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, fortes chuvas podem voltar atingir a região de Belo Horizonte nas próximas 24 horas.

O modelo Cosmo do Inmet aponta chuva para todas as regiões do estado, ficando os maiores acumulados esperados para o sul do estado, com precipitações entre 20 e 30 milímetros. Segundo analistas e produtores de café da região de Minas Gerais, as chuvas dos últimas dias foram benéficas para as lavouras e apesar dos altos volumes, não foram registrados prejuízos áreas de produção do café em Minas Gerais.

Vale lembrar que não estão descartadas as possibilidades de pancadas de chuvas para todo o Sudeste, devido às altas temperaturas, que são características do Verão. De acordo com o Cosmo, as chuvas em volumes mais baixos devem acontecer até, pelo menos, quinta-feira (30).

Os modelos apontam condição de chuvas para todo o Centro-Oeste, sobretudo para o Mato Grosso, região que segundo Francisco, os volumes tendem a ser mais expressivos nos próximos dias. Para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, o Cosmo apontam áreas com precipitações de até 30 mm nas próximas 24 horas. Devido às altas temperaturas, também características da estação, não estão descartadas pancadas de chuvas para os três estados.

Veja o mapa de precipitação prevista para todo o país: 

Gif Clima - 2901
Fonte: Inmet 

Fonte: Notícias Agrícolas