O presidente interino da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema Faep/Senar-PR), Ágide Eduardo Meneguette, realizou visita institucional ao Sindicato Rural Patronal de Toledo, sendo recebido pelo presidente Nelson Gafuri e demais membros da diretoria. Em reunião no auditório com o Núcleo de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná, eles trataram de temas voltados ao atendimento dos associados e de defesa da classe empregadora rural.
Dentre os temas abordados, os dirigentes de Sindicatos Rurais de Toledo, Terra Roxa e Marechal Cândido Rondon enalteceram a necessidade de empreender esforços no retorno de ICMS das atividades agropecuárias para os produtores, pois o entendimento é de que, principalmente pequenos e médios, estão com reduzida capacidade de investimento e fluxo de caixa.
Os representantes dos produtores rurais pontuaram ainda a importância das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) que colaboram com dados técnicos para as negociações de suinocultores e avicultores junto às empresas integradoras. Meneguette acolheu o pedido para que elas se fortaleçam visando atender esta finalidade. No mesmo sentido, as lideranças destacaram o papel das Comissões Técnicas do Sistema Faep.
Por sua vez, a Federação está incentivando os sindicatos rurais ao diálogo com os municípios onde atuam para que possam ampliar a sua área de atuação e de representação dos produtores rurais. Meneguette ouviu de Gafuri que o Sindicato Rural de Toledo, no momento, mantém aproximação com o Município de Ouro Verde do Oeste e encaminha a proposta da extensão de base para atender ainda mais os produtores associados que são daquele município.
Pouco antes da reunião, Gafuri acompanhou o presidente interino do Sistema Faep/Senar-PR que conheceu as instalações do Sindicato Rural. Meneguette elogiou a estrutura física do Sindicato Rural de Toledo e convidou os agricultores e pecuaristas a aproveitarem ainda mais este espaço que chamou de “Casa do Produtor Rural”. A estrutura oferece condições ideais de conforto para a realização de cursos, treinamentos, capacitações e palestras, geradores de conhecimento. Mas também é o local adequado para os produtores rurais apresentarem suas demandas e participarem das assembleias que definem os rumos da entidade. E com essa participação, eles contribuem para o fortalecimento da representação da classe empregadora nas diversas instâncias governamentais e da sociedade em geral.
Gafuri apresentou ao presidente interino a “carta” de produtos e serviços oferecidos aos associados, tais como planos de saúde e de telefonia, benefícios por meio de convênios com empresas, universidades e colégios, além de conquistas alcançadas na luta em defesa dos interesses de produtores rurais. Tudo isso serve para mostrar o potencial de desenvolvimento do campo que é gerado por meio do Sindicato Rural Patronal e Sistema Faep/Senar-PR.
Fonte: SRT
Você precisa fazer login para comentar.