Foto: assessoria SRT

O Sindicato Rural de Toledo protagonizou o encontro do maior produtor de alimentos do Paraná com o município campeão na produção de soja do Rio Grande do Sul. O simbolismo deste encontro ficou caracterizado na recepção do presidente da entidade, Nelson Gafuri, à visita de cortesia da presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã (RS), Julieta Dal Castel Lopes. Ela incluiu na agenda uma visita à entidade-irmã paranaense, que representa os empregadores rurais, para conhecer a realidade local do agronegócio e trocar experiências. A recepção foi acompanhada pela coordenadora da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural Patronal, Gládis Schneider.

A visita ocorreu por intermédio do amigo zootecnista Anilto Pozzobon, que organizou encontro de confraternização da turma de formandos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de 1978. Ele incluiu o Sindicato Rural de Toledo no roteiro para Julieta pudesse conhecer a entidade, uma vez que ela tem expressiva contribuição com o desenvolvimento econômico de Toledo e região ao oferecer bases de conhecimento, qualificação e capacitação aos produtores rurais, bem como por representá-los nas instâncias de decisão política. Acompanhada do esposo, Belquer Lopes, e dos amigos Luiz Antônio Fornel e Núbia Dalmolin, Julieta percorreu em companhia de Gafuri as instalações da entidade e disse ter ficado impressionada com a estrutura que está à disposição dos produtores rurais.

Comitiva cumprientou participantes de curso do Senar-PR na moderna cozinha para treinamentos no Sindicato Rural de Toledo. Foto: assessoria

Com base nas informações recebidas, Julieta destacou que o Sindicato Rural de Toledo está muito bem organizado no que tange aos serviços prestados aos associados que vão desde orientações jurídicas, contábeis e de meio ambiente, bem como benefícios nos planos de saúde e de telefonia, passando pelos cursos do Senar-PR até a representação nas comissões técnicas do Estado e nas reivindicações nas esferas de governo.

No Parque Ecológico Diva Paim Barth, Julieta e o esposo ficaram encantados com o espaço público de lazer oferecido à população e seus equipamentos para esporte e saúde. Ela fez questão de percorrer a pista de caminhada emborrachada que, segundo afirmou, é bastante confortável. Aliás, Julieta e Belquer já fizeram o famoso caminho de Santiago de Compostela, seguindo adiante até o Cabo de Finisterra (350 quilômetros a pé). Belquer conta toda essa experiência de vida no livro “Peregrinando rumo a Finisterra”.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Nelson Gafuri entrega uma lembrança do Sindicato Rural de Toledo à presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Julieta e seus esposo Belquer. Foto: assessoria

Fonte: assessoria SRT