Para Marcio Lopes de Freitas, Coamo é a essência do sistema

O cooperativismo indica a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, e com o objetivo de adquirir vantagens comuns para as suas atividades econômicas. No próximo sábado, 06 de julho, comemora-se o dia internacional desta filosofia, que congrega milhões de pessoas em todo o planeta. As cooperativas se baseiam em valores como ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. E por isso, manter a essência do cooperativismo em todas ações e decisões é o que move a Coamo. 

Sobre o tema, o presidente da organização das cooperativas brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, avalia o crescimento impulsionado pelo cooperativismo, sobretudo pela Coamo, como a expressão mais pura do sistema. “A Coamo é a expressão mais pura do cooperativismo verdadeiro. É uma cooperativa preocupada com o crescimento da sua base”, afirma Lopes, que nesta manhã de quinta-feira (4) falou ao Informativo Coamo. 

[bsa_pro_ad_space id=7]

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Inicialmente denominada como “dia da cooperação” e, posteriormente, chamada de “dia do cooperativismo”, atualmente a data é conhecida como “dia internacional do cooperativismo”. Embora a data oficial tenha sido criada em 1994, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebrou pela primeira vez o dia internacional em 1923, instituindo a data com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo.

Fonte: COAMO