Foto: Reprodução

Concurso, que tem o Sebrae/PR como parceiro, é voltado para queijarias e laticínios industriais do Estado

A 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, concurso que busca valorizar e servir de vitrine para os produtos lácteos do Estado, está com as inscrições abertas. O período de inscrição começou no dia 1º de dezembro e vai até 1º de maio de 2025, com a premiação marcada para o final do mesmo mês. O regulamento completo está disponível no site do Sistema Faep.

Nesta edição, o prêmio terá 21 categorias, de acordo com o leite utilizado (vaca, cabra ou búfala) e com as características do queijo. Além da premiação para os produtos lácteos, também está aberto o concurso “Excelência em Muçarela – Edição Pizza”, que vai eleger os melhores queijos deste tipo para esse prato. Para participar, os produtores ou as agroindústrias precisam estar regularizados, com certificado de inspeção municipal, estadual ou federal.

“Esse concurso destaca a qualidade dos produtos paranaenses e fortalece as marcas locais no mercado nacional e internacional. Além disso, conecta os nossos produtores com consumidores e compradores, promovendo o Paraná como referência de excelência no setor”, afirma o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.

Inscrições vão até 01 de maio de 2025. Foto: divulgação

A cadeia de lácteos tem uma grande importância econômica e social no Paraná, pois existe produção de leite nos 399 municípios. O Estado produz, em média, 13 milhões de litros por dia, sendo que destes 6 milhões são direcionados à fabricação de queijos.

O Prêmio Queijos do Paraná é realizado por um comitê gestor formado pelo Sistema Faep, Sebrae/PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sindileite e Sistema Fecomércio PR.

Números da 1ª edição

Na primeira edição, o prêmio contou com 323 queijos inscritos, dos quais 297 concorreram às medalhas de premiação em 19 categorias diferentes. Na ocasião, 28 queijos receberam medalha de bronze, 30 de prata e 30 de ouro. Em uma segunda fase, os 30 medalhistas de ouro foram avaliados novamente pelo júri, que elegeu os dez super ouro.

Fonte: Agência Sebrae Notícias, com informações da assessoria de imprensa do Sistema Faep/Senar