Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 celebra boas práticas das gestões municipais

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Valdelino Pontes/Secid-Pr

Pinhais, Quatro Pontes e Pato Branco receberam, na noite de quarta-feira (22), os principais prêmios da 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – Etapa Paraná, realizada no Teatro Regina Vogue, no Shopping Estação, em Curitiba. O evento reuniu gestores municipais, lideranças e autoridades estaduais para celebrar as melhores práticas de gestão pública no Estado.

A grande vencedora da noite foi Pinhais, que conquistou dois prêmios — nos pilares de Sustentabilidade e  Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além do Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente na categoria acima de 100 mil habitantes. Os municípios de Quatro Pontes e Pato Branco conquistaram o Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente, nas categorias menor que 30 mil habitantes e entre 30 mil e 100 mil habitantes, respectivamente. 

Também receberam premiações em pilares específicos as cidades de Curitiba, Piraí do Sul, Palotina, Bom Sucesso do Sul, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Flórida, Paiçandu, Maringá, Rolândia, São Carlos do Ivaí, Ivatuba, e Irati.

Representando o Governo do Paraná, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o forte trabalho do Estado junto às prefeituras tem ajudado a transformar a vida nos pequenos e grandes municípios.

“O Paraná tem evoluído muito. Quando observamos os indicadores, é nítido o avanço em todas as áreas — saúde, segurança, educação e sustentabilidade. O prêmio é um estímulo para que as prefeituras troquem experiências e adotem boas práticas que já deram certo em outros municípios. Celebrar essas conquistas é valorizar a boa gestão pública e o impacto positivo que ela traz para a vida do cidadão”, afirmou Guto Silva.

Ele também lembrou que os municípios do Paraná alcançaram em 2022 o melhor índice de qualidade de vida da história, a partir do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM). A média geral do Paraná passou de 0,7291 em 2021 para 0,7414 em 2022, o melhor resultado desde 2010, quando foi iniciada a série. Cerca de 53% dos municípios (214) estão com índice igual ou superior ao do Estado. 

CELEBRAÇÕES – A etapa estadual premiou 63 municípios paranaenses, divididos por porte populacional. Os vencedores concorrerão à final nacional, que será realizada em Brasília, reunindo os melhores desempenhos de todo o Brasil.

A prefeita Rosa Maria, de Pinhais, assinalou a importância do reconhecimento e que esse resultado é fruto de um olhar para o futuro e de muito trabalho feito com planejamento, inovação e compromisso com as pessoas. “Cada servidor é parte dessa conquista, que mostra o quanto nossa cidade evoluiu em áreas como saúde, transporte, meio ambiente e cultura”, comemorou. 

O prefeito de Pato Branco, no Sudoeste, Geri Natalino Dutra, reforçou o trabalho da administração pública direcionado às vocações do município, o que ajuda no desenvolvimento. “Estamos no caminho certo, especialmente na educação. A cidade é inovadora, empreendedora e seguirá avançando com o apoio da nossa gente”, afirmou.

O prefeito de Quatro Pontes, município da região Oeste de menos de 5 mil habitantes, Cesar Alexandre Seidel, afirmou que o prêmio é fruto do trabalho conjunto. “O maior legado que um administrador público pode deixar é, justamente, o cuidado com as pessoas”, disse.

Foto: Valdelino Pontes/Secid-Pr

71 INDICADORES – Criado em 2021, o Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, e tem como objetivo reconhecer e incentivar boas práticas de gestão pública municipal.

Neste ano, a premiação contou com 487 cidades finalistas nas etapas estaduais em todo o País, avaliadas a partir do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que reúne 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e. Mobilidade; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 

O diretor de jornalismo e programação da Band Paraná, João Azevedo, destacou que o prêmio é uma forma de homenagear o trabalho dos prefeitos e valorizar a transparência e o desenvolvimento social. “O Prêmio Band Cidades Excelentes avalia o desempenho das gestões sem necessidade de inscrição, reconhecendo o mérito das administrações que entregam resultados concretos à população”, disse.

Confira a lista de premiados – Etapa Paraná 2025

Pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

• Piraí do Sul (menor que 30 mil habitantes)

• Palotina (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Curitiba (acima de 100 mil habitantes)

Pilar Educação 

• Bom Sucesso do Sul (menor que 30 mil habitantes)

• Pato Branco (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Curitiba (acima de 100 mil habitantes)

Pilar Saúde e Bem-Estar

• Brasilândia do Sul (menor que 30 mil habitantes)

• Pato Branco (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Campo Largo (acima de 100 mil habitantes)

Pilar Infraestrutura e. Mobilidade

• Flórida (menor que 30 mil habitantes)

• Paiçandu (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Maringá (acima de 100 mil habitantes)

Pilar Sustentabilidade 

• São Carlos do Ivaí (menor que 30 mil habitantes)

• Rolândia (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Pinhais (acima de 100 mil habitantes)

Pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

• Ivatuba (menor que 30 mil habitantes)

• Irati (entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Pinhais (acima de 100 mil habitantes)

Vencedores Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente 

• Quatro Pontes (categoria menor que 30 mil habitantes)

• Pato Branco (categoria entre 30 mil e 100 mil habitantes)

• Pinhais (categoria acima de 100 mil habitantes)

Fonte: AEN

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real