Prefeitura digital diminui gastos com impressão de carnês de IPTU e simplifica pagamento de tributos

Municípios da região Oeste do Paraná começam a contabilizar os resultados do investimento em tecnologia em nuvem aplicada na gestão pública digital. As prefeituras de Terra Roxa e Marechal Cândido Rondon disponibilizaram serviços que não exigem mais o uso de papel e atendem a população sem que os contribuintes precisem sair de casa.

Em Terra Roxa, a prefeitura registrou em 2020 um aumento de 94% no volume de guias de IPTU emitidas de modo totalmente digitalizado. A consequência para o governo local foi evitar gastos com os custos de impressão do material e da logística de entrega dos documentos para os moradores.

“A implantação do programa foi muito boa pra nós. O sistema é bastante eficaz, com a impressão dos carnês podendo ser feita online. Isso nos ajuda muito, facilita nosso trabalho e o acesso da população”, diz José Cláudio Olegário, agente administrativo responsável pelo setor de Receitas da prefeitura. A expectativa, segundo ele, é que, nos próximos anos, a impressão de carnês de IPTU seja totalmente extinta na cidade.

Em Marechal Cândido Rondon a novidade também dá mais tranquilidade para as pessoas e gera economia. A cidade é uma das primeiras no Paraná a aceitar o uso do PIX para o pagamento dos impostos municipais. Basta o contribuinte acessar o portal da prefeitura e escolher a opção, podendo copiar a chave para o seu aplicativo bancário e/ou ler o QR Code. Isso garante que o débito seja feito de modo totalmente seguro e rápido. Também é possível optar por emitir as guias com código de barras padrão.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Carmelo Daronch, a ideia era aperfeiçoar o atendimento  para os contribuintes. “A pessoa passa a ter a opção de quitar o tributo sendo cliente de qualquer banco e sem ter nenhum custo. Além disso, há a vantagem da segurança do pagamento e de não precisar imprimir mais em papel, basta usar o QR Code”, comentou. Outro ponto positivo, destaca, é o fato de o pagamento poder ser realizado de qualquer lugar. “Estamos aproximando o morador da prefeitura sem ele precisar sair de casa”, concluiu.

“Usando um smartphone ou um computador pessoal, sem sair de casa, o morador pode resolver uma variedade enorme de situações que antes o obrigavam a enfrentar trânsito e aguardar horas em filas. Isso é algo do passado, uma realidade obsoleta e que está cada vez mais próxima do fim”, diz Aldo Mees, presidente da IPM Sistemas, empresa especializada em sistemas de gestão pública municipal em nuvem.

Fonte: Assessoria