Em maio deste ano a Prefeitura de Toledo e o Serviço Social da Indústria (SESI) assinaram Contrato de Comodato, no qual o SESI cede gratuitamente, uma estrutura de aproximadamente 2.335,54 m² para uso da Secretaria da Educação. 

Em breve, o antigo prédio do SESI se transformará em Centro Integrado de Políticas Educacionais. O Centro será composto dentre outros serviços, pelo Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – Educação Infantil, (NAEE – Educação Infantil), para atender alunos da Educação Infantil municipal de 0 a 5 anos, e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno do Espectro Autista, (NAEE – TEA). O espaço vai passar por reforma. A expectativa é que entre em funcionamento em 90 dias. 

Estes Núcleos estarão vinculados ao Núcleo de Estudos e Atendimento à Diversidade e à Inclusão (NEADI ), da Secretaria Municipal da Educação. Os atendimentos que acontecerão nestes núcleos ocorrerão em contraturno escolar e o caráter dos atendimentos será estritamente educacional/pedagógico. A equipe que irá compor o Centro Integrado de Políticas Educacionais será de profissionais concursados e que tenham Formação e experiência nas áreas de: Psicomotricidade, Psicopedagogia, Atendimento Educacional Especializado, Musicalização, dentre outras. 

Para o Prefeito Lúcio de Marchi “Os Núcleos de Atendimento Educacional Especializado, serão um diferencial para Toledo e região, nossos alunos terão oportunidade de complementação de estudos, em contraturno escolar. Há uma equipe finalizando a formatação da proposta, que em breve, por intermédio dos esforços de muitas mãos, poderão vivenciar o início das atividades”.

Outros Serviços

O CIPE será também, espaço para a ampliação de duas turmas de Educação Infantil CMEI. Para a Secretária Municipal da Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, “A ampliação de atendimento, oportunizará, que mais crianças, ingressem na Educação Municipal”. 

Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – SURDEZ

Outro NAEE será implantado na Escola Municipal Antônio Scain, para atendimento aos alunos Surdos e Deficientes Auditivos da Rede Municipal de Ensino de Toledo. “Com o Concurso Público 002/2019, que em breve será divulgado, teremos a oportunidade de contratar profissionais, devidamente habilitados para o atendimento dos alunos surdos e D.A. Os alunos surdos, serão matriculados em turmas regulares de ensino, e três vezes por semana, serão atendidos no contraturno escolar para o Ensino de Libras; o Ensino em Libras e para a conversação em Libras”, declarou a Secretária de Educação.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo