A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento realiza o Programa de Vacinação de Cães e Gatos, acolhidos pelos tutores cadastrados na prefeitura. Nesta tarde de quarta-feira (31), houve a distribuição das vacinas que serão aplicadas nos animais. Elas foram possíveis após a licitação realizada neste ano. Ao todo foram investidos R$ 63.000,00 em vacinas de prevenção de doenças infecciosas, vermífugos e anti rábicas. 

O objetivo principal da ação é prevenir que estes animais acolhidos em lares temporários fiquem doentes. Enquanto o animal está sob tutela do protetor de animais, cadastrado na secretaria, recebe vacinação e vermifugação pelo programa, como forma de incentivo para esses protetores.

A vermifugação é realizada em cães e gatos, tanto adultos quanto filhotes, as vacinas de proteção de doenças infecciosas são feita também em gatos e cães. Pela legislação a vacinação em filhotes é obrigatória para que possam ser doados, outro motivo que incentivou programa.

No município são 21 tutores cadastrados, nas mais diversas regiões, porém sabe se que existem outros ainda não cadastrados. Nesta remessa concedida em licitação serão disponibilizados 492 vermífugos, 360 vacinas de anti rábica e 984 vacinas de prevenção das doenças infecciosas.

A quantidade de animais em cada lar temporário é repassado para o coordenador de Proteção Animal do município, Arthur Gava, segundo ele, as vacinas disponibilizadas serão aplicadas conforme lotação de cada casa. 

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo