Em coletiva de imprensa online, com a participação do Prefeito Lúcio de Marchi, da Secretária de Saúde, Denise Liel e da superintendente do Hoesp, Zulnei Bordin comunicaram à população que depois de inúmeras reuniões e levantamentos das condições técnicas e de equipamentos para atender os casos do coronavírus que virem a ser confirmados em Toledo e região, firmaram  parceria com o Hospital Bom Jesus-Hoesp, onde serão devidamente readequadas 16 novas UTIs.

Denise Liel, afirmou que após levantamento detalhado e criterioso sobre quais as condições e possibilidades que o município dispõe, assim como também dos segmentos particulares, ligados a saúde pública no município, que irá destinar 16 equipamentos respiradores do Hospital Regional que serão instalados no HPS Bom Jesus, através da parceria com o Hoesp. Além desse, os demais municípios da região serão consultados para cederem mais equipamentos caso disponham. Os casos “suspeitos” que necessitarem apenas de Isolamentos, o município também firmou parceria (precaução) com a Cúria Diocesana para o uso do Instituto João Paulo II

Utilização do Instituto João Paulo II em Toledo

Perguntado sobre a disponibilização por parte da Cúria Diocesana, através do administrador, Pe.Helio Bamberg de toda a estrutura do Instituto João Paulo II, a secretária afirmou que o Instituto servirá de “unidade apoiadora”, à rede hospitalar de Toledo, pois, existirá todos os tipos de pacientes.  Para isso, será implantado espaço para todas as equipes já preparadas caso seja necessário à utilização daquele espaço que hoje disponibiliza cerca de 200* leitos (camas), além de outros quartos em separado para equipes.

Parceria com o Hoesp-Bom Jesus

Zulnei Bordin, representante do Hoesp informou que foi devido a suspensão das cirurgias eletivas que possibilitou a entidade em disponibilizar os 16 leitos de UTI. Esses 16 leitos são do setor de pediatria que é controlado e dispõe de acesso exclusivo dando assim condições seguras para atender os casos do coronavirus, caso haja necessidade em tratar essa contaminação, afirmou Zulnei.  A superintendente, apelou aos demais municípios que compõe a 20ª Regional para que liberem suas equipes médicas e de enfermagem, pois, o Hoesp hoje, não pode assumir esses custos, disse Zulnei. Por essas razões, que colocamos todas essas estruturas a inteira disposição ao municio e região para em conjunto, montar esses 16 leitos, afirmou a superintendente.

Sensatez e serenidade.

A secretária Denise Liel, apelou para a “sensatez e serenidade” de todos, pois, 80% dos casos de “suspeitas” são tratados em casa e apelou veementemente para que todos fiquem em sua casa e não vá a pronto socorro por uma simples “coriza” que poderá se expor a uma situação maior de risco.

Multas, a indústria e o Decreto

Para o prefeito Lucio de Marchi, as indústrias não podem parar de produzir o sustento. Já realizamos reunião de trabalho e de sincronização para que os trabalhadores que atuam na industrias recebem todos os EPIs e as prevenções de higienização com acompanhamentos técnicos.  Também lembrando que o Decreto contemplou nessa primeira etapa somente o comercio e similares, mas, que sofrerá alterações, afirmou o prefeito. Lúcio afirmou que, o município fara a sua parte e, quem desobedecer poderá sofrer as consequências começando com multas de demais sansões, caso seja necessário.